Participamos do

Câncer de próstata: o que é mito e o que é verdade sobre o exame de toque retal

O exame de toque retal dura menos de 20 segundos. Urologista explica como exame acontece e avisa: "É preciso quebrar o preconceito"
14:12 | Nov. 06, 2020
Autor Gabriela Feitosa
Foto do autor
Gabriela Feitosa Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

Quanto mais cedo detectado, mais chances de cura. O câncer de próstata é silencioso e o aparecimento de sintomas já significa que a doença está avançada. Por isso, é essencial que pessoas com próstata acima de 50 anos estejam atentas aos exames preventivos. No entanto, ainda há muitos tabus a serem enfrentados quando se fala desse tipo de câncer, além do desconhecimento sobre como é feito o exame de toque retal. O POVO explica o que é mito e o que é verdade sobre ele. Conversamos com um urologista e consultamos cartilhas do Ministério da Saúde. Confira:

O toque retal causa dor? Mito.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Como qualquer exame feito no corpo, o toque retal pode até ser desconfortável, mas não é doloroso como pensam. Quem garante é o urologista Anastácio Dias. O médico conta que muitos homens vão ao consultório e se surpreendem com a rapidez e tranquilidade do exame. "Dizem até que se soubesse que era assim, teriam ido antes. É preciso quebrar esse preconceito. O exame é luva + vaselina + dedo no bumbum mesmo", brinca. O Ministério da Saúde complementa: a sensação de dor é acionada por problemas psicológicos. Normalmente, o paciente que sente medo do exame refere mais dor. O toque retal é muito mais simples do que parece e mesmo na presença do câncer, não dói.

Todo homem precisa, em algum momento da vida, fazer o toque retal? Verdade.


Estes exames podem diagnosticar doenças benignas ou malignas da próstata. As razões que levam os homens a terem receio de se submeter a ele vão desde questões culturais até o medo de realmente descobrir uma doença. Urologista consultado pelo O POVO, Anastácio acrescenta que o apoio da família pode ser bastante significativo nesse momento. "Pegar em uma fase precoce dá mais oportunidade de cura. O médico avalia (o estado de saúde do paciente) com base nos dois exames: o PSA e o toque", afirma o médico. Por isso, é importante alertar: não basta fazer somente o PSA ou o toque retal, é a junção dos dois que garante uma análise completa.

Se o exame de PSA der normal, isso significa que não existe a possibilidade de a pessoa ter câncer? Mito.


O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma substância produzida na próstata para ser eliminada junto com o sêmen. Tem a finalidade de ajudar o espermatozoide no processo de fecundação. Medir o nível de PSA no corpo é importante porque ele pode ser um alerta para alterações na próstata: "O PSA vem em número. 1 até 4 é um nível normal e acima de 4 é anormal", explica Anastácio Dias. No entanto, o toque retal pode detectar os cânceres mais agressivos, por isso é importante fazer em conjunto.

Ultrassom ajuda a detectar o câncer? Mito.


Faça o seguinte exercício: toque na ponta do seu nariz e suba até a altura dos olhos. Percebe como dá para sentir desde a cartilagem até os ossinhos que compõem essa parte do corpo? Não seria fácil de identificar qualquer alteração no seu nariz apenas o tocando? Agora, tire uma foto do seu nariz e tente fazer esse mesmo exercício. Fica difícil, não é? Pois acontece o mesmo com esse exame. Um ultrassom da região retal não ajuda a identificar qualquer alteração na próstata. É importante que o médico sinta e analise a área. Segundo o urologista Anastácio Dias, muitos homens chegam ao consultório com essa dúvida. 

Se o PSA for aperfeiçoado, ele poderá substituir o toque retal? Mito.


Inicialmente, acreditava-se que o PSA fosse uma enzima exclusiva da próstata, mas hoje é sabido que ela é produzida por outras glândulas, como as periuretrais e as pancreáticas. É pouco provável que ele substitua o toque retal.

Mesmo sem indício de câncer, é preciso continuar fazendo os exames de toque anualmente? Verdade.


Este exame deve fazer parte da rotina anual de todos os homens acima de 50 anos de idade. Aqueles que têm um ou mais parentes de primeiro grau que tiveram câncer de próstata devem começar aos 40 anos. Há outro exame, que determina o nível do Antígeno Prostático Específico (PSA) no sangue, que costuma elevar-se em homens com câncer de próstata e outras doenças prostáticas. Os dois exames precisam ser feitos conjuntamente.

O câncer de próstata é uma doença relacionada ao envelhecimento do homem? Verdade.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do País e pelo aumento na expectativa de vida.

É preciso fazer uma biópsia para confirmar o câncer de próstata? Verdade.

O único método seguro para confirmar o diagnóstico de câncer de próstata é a biópsia. Para isto, uma amostra do tecido prostático é retirada, comumente por punção da próstata, através de uma agulha inserida diretamente na glândula.

Essa é a segunda matéria sobre câncer de próstata que O POVO tem feito no mês de conscientização sobre prevenção da doença, o Novembro Azul. Você pode ler aqui a primeira: Saiba como se prevenir e onde tratar o câncer de próstata em Fortaleza 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar