PUBLICIDADE
Saúde
NOTÍCIA

Ministério da Saúde contratará mais de 5 mil médicos pelo Mais Médicos em razão do Covid-19

Os profissionais devem começar a atuar nos municípios a partir do dia 7 de abril

Catalina Leite
12:20 | 12/03/2020

Em coletiva de imprensa, o Ministério da Saúde (MS) divulgou que contratará 5.811 médicos para atuar nos municípios em razão do coronavírus. Serão abertos dois editais para convocação, um deles pelo programa Mais Médicos, para suprir demandas de mais de 42 mil unidades de saúde brasileiras. O investimento será de R$ 1,2 bilhão.

De acordo com a pasta, a contratação será realizada por meio de cinco chamadas durante um ano. As inscrições para profissionais de Medicina de Família e Comunidade iniciarão no dia 16 de março, próxima segunda-feira, e os médicos já devem começar a atuar no dia 7 de abril.

O Ministério ainda afirmou que divulgará amanhã, 13, as medidas preventivas não farmacológicas. São ações para reduzir o contato e fluxo de pessoas em determinadas situações, já que o Brasil ainda não registrou contágio comunitário (entre pessoas que não viajaram para países afetados). Entretanto, a pasta ressalta que a aplicação será diferente entre cada região do País.

As secretarias de Saúde estaduais e municipais têm sido treinadas para que mais laboratórios realizem testagem simultânea com kits desenvolvidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O Ministério garantiu que tem um planejamento para reduzir o contágio do Covid-19 e combater o vírus. Ele é um plano eficaz principalmente para o período de outono-inverno, até o dia 21 de setembro.