Participamos do

Coronavírus: confira o que se sabe até agora sobre o vírus

Veja o material com tudo o que se sabe sobre o novo coronavírus até agora
12:08 | Fev. 28, 2020
Autor Lais Oliveira
Foto do autor
Lais Oliveira Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada em 12 de março

O novo coronavírus (Covid-19) já infectou mais de 100 mil pessoas em 95 países e territórios. O surto começou na cidade de Wuhan, na região central da China, em dezembro do ano passado. O Covid-19 é menos mortal que o da Síndrome Respiratório Aguda Severa (Sars) porém, é mais transmissível. Até esta quinta-feira,12, o Ministério da Saúde (MS) havia informado a existência de 930 casos suspeitos no Brasil e 73 confirmados. Confira o material reunido pelo O POVO com tudo o que se sabe sobre o novo coronavírus até agora.

No Ceará, até esta quinta-feira, 12, foram divulgados 22 casos suspeitos. Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), todos os pacientes estão em quarentena domiciliar e aguardam os resultados dos exames, que devem ser divulgados a qualquer momento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Como o vírus se propaga?

Na Dinamarca, o paciente havia voltado recentemente de uma viagem ao norte da Itália. Na Estônia, a pessoa infectada é um homem iraniano
Na Dinamarca, o paciente havia voltado recentemente de uma viagem ao norte da Itália. Na Estônia, a pessoa infectada é um homem iraniano (Foto: Arquivo)

Até o momento, está comprovado que a disseminação do vírus de pessoa para pessoa está acontecendo por meio de gotículas respiratórias ou contato pessoal próximo (toque ou aperto de mão). Qualquer pessoa que tenha proximidade de cerca de um metro com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. A contaminação também pode ocorrer com gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe.


Como se prevenir?

Dobra a procura por álcool em gel e máscaras em farmácias de Fortaleza
Dobra a procura por álcool em gel e máscaras em farmácias de Fortaleza (Foto: DEÍSA GARCÊZ)

Medidas simples como lavar as mãos com água e sabão podem ser eficazes para evitar a proliferação do vírus. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo, evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. O POVO publicou também que o uso de álcool em gel reduz tempo de sobrevivência do coronavírus em superfícies de vidro, metal e plástico, segundo uma pesquisa do Journal of Hospital Infection. 

>> Dobra procura por álcool em gel e máscaras respiratórias no Ceará

Quais são os sintomas?

Ao tossir, não devemos colocar a mão na boca
Ao tossir, não devemos colocar a mão na boca (Foto: Banco de dados O POVO)

 Os sinais do novo coronavírus se assemelham ao de uma gripe comum, sendo principalmente respiratórios. Febre, tosse e dificuldade para respirar são os principais sintomas conhecidos até o momento. Alguns casos podem apresentar também infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. 

>> Após caso confirmado de coronavírus, campanha de vacinação contra gripe será antecipada no Brasil

>> China diz que coronavírus é contagioso antes de sintomas aparecerem

Tempo para os sintomas se manifestarem

O período médio de incubação por coronavírus é de cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. Dados preliminares do coronavírus sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Porém, não se sabe de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

Animais podem ser contaminados?

Homem faz fotos dos cachorros usando máscaras em Xangai
Homem faz fotos dos cachorros usando máscaras em Xangai (Foto: Noel Celis/AFP)

Em Hong Kong, pacientes com coronavírus estão sendo orientados a colocar seus animais de estimação em quarentena de 14 dias, depois que o cão de um paciente registrou um “positivo fraco” para o vírus. Apesar da recomendação, veterinários da cidade dizem que ainda não há evidências de que o coronavírus possa infectar animais domésticos, pois há uma grande possibilidade de contaminação por ambiente.

Situação no mundo

Movimentação de voos internacionais e domésticos após confirmação de caso de coronavírus no Brasil. Em destaque, pessoas com malas e máscaras no Aeroporto Internacional de Fortaleza
Movimentação de voos internacionais e domésticos após confirmação de caso de coronavírus no Brasil. Em destaque, pessoas com malas e máscaras no Aeroporto Internacional de Fortaleza (Foto: BÁRBARA MOIRA)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou, na quarta-feira,11, a propagação do novo tipo de coronavírus, o COVID-19, como pandemia, devido a disseminação entre países e continentes. O número de pessoas infectadas pela patologia no mundo chegou, de acordo com registro divulgado no sábado, 7, a 104.901, com 3.556 óbitos, em 95 países e territórios. A China, epicentro do surto, (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) acumula 80.651 casos, com 3.070 óbitos. Depois da China, os países mais afetados são: Coreia do Sul (6.767 casos, dos quais 483 novos e 44 mortos), Itália (5.883 casos, sendo 1.247 novos e 233 mortos), Irã (5.823 casos, dos quais 1.076 novos e 145 mortos) e Alemanha (785 casos e, destes, 251 novos).

O MS alerta que os critérios para a definição de caso suspeito enquadram às pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

>> OMS: coronavírus tem potencial para se tornar pandemia; entenda o que é

Como se proteger em uma viagem ao exterior?

Movimentação de voos internacionais e domésticos após confirmação de caso de coronavírus no Brasil. Em destaque, pessoas com malas e máscaras no Aeroporto Internacional de Fortaleza
Movimentação de voos internacionais e domésticos após confirmação de caso de coronavírus no Brasil. Em destaque, pessoas com malas e máscaras no Aeroporto Internacional de Fortaleza (Foto: BÁRBARA MOIRA)

Diante dos casos de coronavírus em todo o mundo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem realizado ações de prevenção em viagens de avião ou de navio que relatarem suspeitas de casos da doença. Porém, a recomendação principal aos viajantes é evitar viagens à China e aos países com contaminação local registrada. O país asiático está com todas as suas 31 regiões com algum caso do novo coronavírus. Por causa das recomendações, alguns consumidores começaram a remanejar viagens e empresas estão realizando mudanças de protocolos

>> Coronavírus: setor de turismo adota procedimentos para evitar doença

O que é o coronavírus?

Uma guia turístico de Osaka havia se recuperado da doença no início de fevereiro, mas depois desenvolveu dor de garganta e dores no peito
Uma guia turístico de Osaka havia se recuperado da doença no início de fevereiro, mas depois desenvolveu dor de garganta e dores no peito (Foto: Anthony WALLACE/AFP)

Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde 1960. Geralmente, as infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), identificada em 2012.

Veja o conteúdo que a equipe de mídias sociais do O POVO preparou sobre o coronavírus 

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar