Participamos do

Coronavírus: quarentena para animais de estimação é recomendada em Hong Kong

Um cão que registrou "positivo fraco" para o vírus Covid-19 está passando por testes adicionais para determinar se realmente contraiu a doença
09:53 | Fev. 28, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em Hong Kong, pacientes com coronavírus estão sendo orientados a colocar seus animais de estimação em quarentena de 14 dias, depois que o cão de um paciente registrou um “positivo fraco” para o vírus. Apesar da recomendação, veterinários da cidade dizem que ainda não há evidências de que o coronavírus possa infectar animais domésticos, pois há uma grande possibilidade de contaminação por ambiente. As informações são do portal de notícias chinês South China Morning Post.

Anteriormente, os animais de estimação dos pacientes podiam ficar na guarda de membros da família, que tinham permissão para cuidar dos animais desde que não morassem na mesma residência que o paciente e não estivessem sujeitos à quarentena.

“A partir de agora, pediremos aos proprietários que enviem seus animais de estimação para o [Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação] para quarentena, apenas para garantir que não estejam infectados", disse Chuang Shuk-kwan, chefe do ramo de doenças transmissíveis do Centro de Proteção à Saúde.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Departamento de Saúde esclareceu que este não seria um requisito obrigatório, no entanto, não soube dizer o que deveria ser feito caso um paciente se recusasse a entregar o animal de estimação. Segundo Chuang, as autoridades de saúde revisariam a lista inteira de 94 pacientes para ver se algum deles tinha animais de estimação que precisariam passar por testes.

Infecção por Covid-19 em animais

Logo que o resultado positivo para o Covid-19 em um animal foi apresentado, veterinários de Hong Kong pediram calma, e afirmaram que o animal em questão não apresentava sintomas da doença. Eles também acrescentaram que não há evidências para sugerir que animais de estimação possam contrair o coronavírus ou ser uma fonte de infecção.

Para Michael Bradley, do Stanley Veterinary Center, é muito improvável que animais de estimação, como cães e gatos, possam ser infectados com o coronavírus, já que poucos vírus podem transitar entre as espécies. “É possível que o cão tenha tido o vírus devido à contaminação ambiental. Um cachorro pode ser um objeto que carrega o vírus da mesma maneira que qualquer outra coisa, como um lenço de papel”, destacou.

O cão foi colocado em quarentena de 14 dias, no departamento de Agricultura, Pescas e Conservação (AFCD) perto de Hong Kong-Zhuhai, Ponte de Macau. Mais testes estão sendo realizados para confirmar se o animal estava realmente infectado com o coronavírus ou se o resultado poderia ser atribuído à contaminação ambiental da boca e do nariz.

Texto em in traduzido por Ismia Kariny

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar