Datafolha Fortaleza: 93% já decidiu em quem votar; 7% ainda pode mudar voto
Última pesquisa Datafolha neste segundo turno foi divulgada pelo O POVO neste sábado, véspera da eleição
Na véspera da eleição, pesquisa Datafolha mostra que 93% já estão totalmente decididos em quem vão votar no segundo turno em Fortaleza. Outros 7% afirmam que o voto ainda pode ser mudado. André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) concorrem e aparecem mais uma vez empatados tecnicamente.
Decisão de voto
Total
- Totalmente decidido a votar: 93% (+7)
- O voto ainda pode mudar: 7% (-6)
André Fernandes (PL)
- Totalmente decidido a votar: 93% (+6)
- O voto ainda pode mudar: 7% (-6)
Evandro Leitão (PT)
- Totalmente decidido a votar: 94% (+6)
- O voto ainda pode mudar: 6% (-6)
Números entre parênteses indicam a variação entre a pesquisa anterior, realizada em 15 a 17 de outubro, e a atual, de 25 e 26 de outubro
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com a aproximação do dia da votação, eleitores aceleraram na escolha em quem vão votar. No total dos entrevistados, houve um crescimento de 7 pontos percentuais nos que já decidiram em quem votar.
Esse índice era 86% na pesquisa divulgada no último dia 17 de outubro, enquanto na rodada de véspera ficou em 93%. Quanto aos que disseram que ainda podem mudar o voto, houve um decréscimo de 6 pontos percentuais. Agora 7% dizem que ainda poderá haver mudança no voto.
No voto segmentado por candidato, 93% dos eleitores de André Fernandes estão totalmente decididos quanto ao voto no candidato. Foi um aumento de 6 pontos percentuais em relação à rodada passada, quando 87% disseram estar convencidos do voto no candidato do PL. Em relação aos que ainda podem mudar o voto, o percentual caiu seis pontos percentuais, ficando em 7% na pesquisa deste sábado.
A mesma dinâmica aconteceu com os que dizem votar em Evandro Leitão. 94% responderam que estão totalmente convencidos no voto ao candidato do PT. O número era de 88% na pesquisa anterior, consolidando um aumento de 6 pontos percentuais. Agora, os que dizem que ainda podem mudar o voto são 6%, enquanto, na rodada passada, eram 12%.
A diferença entre os eleitores totalmente decididos a votar em André e Evandro é de apenas 1 ponto percentual, assim como o número de seus eleitores que ainda podem mudar o voto. Os candidatos tiveram um crescimento de 6 pontos percentuais no eleitorado que se diz totalmente decidido a votar neles.
O Datafolha ouviu 1.134 eleitores nos dias 25 e 26 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa é contratada pelo O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número CE-07939/2024.
Metodologia
- Amostra: 1.134 entrevistados
- Data de campo: 25 e 26 de outubro
- Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
- Nível de confiança: 95%
- Contratante: O POVO
- Registro: CE-07939/2024
Quais os números de intenções de voto?
Na pesquisa estimulada em intenções de voto, André Fernandes aparece com 47%. Ele oscilou positivamente em 2 pontos percentuais, dentro da margem de erro. A comparação é com a pesquisa de uma semana antes, realizada entre 15 e 17 de outubro.
Evandro Leitão também oscilou positivamente em 2 pontos e foi a 45%. Com isso, a diferença entre eles segue igual, de 2 pontos percentuais. Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, a situação entre os dois é de empate técnico.
Houve oscilações negativas dos que afirmam votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. O percentual foi a 5%, oscilação positiva de 3 pontos. Houve igualmente oscilação para menos dos que afirmam não saber em quem votar. O índice é de 3%, 1 ponto a menos que na rodada passada.
Agregador de pesquisas
As tendências eleitorais apresentadas pelas pesquisas de intenção de voto dos principais institutos estão reunidas em agregador disponibilizado pelo O POVO+. A ferramenta reúne os dados de intenções de voto de todas as pesquisas eleitorais de Fortaleza, Caucaia, de todas as capitais nordestinas e ainda de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Belém.
Além da compilação de dados, o agregador de pesquisas do O POVO oferece visualização detalhada das tendências eleitorais.
Como a pesquisa Datafolha é feita?
A pesquisa é quantitativa, por amostragem. Questionários são aplicados em abordagem pessoal presencial em pontos de fluxo de pessoas espalhados por Fortaleza.
As respostas são coletadas com utilização de tablet e questionário eletrônico.
Onde a pesquisa Datafolha é feita?
A pesquisa Datafolha em Fortaleza é realizada em 59 pontos de abordagem sorteados em todas as regiões de Fortaleza.
A relação completa dos bairros onde a pesquisa é feita será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o sétimo dia seguinte à data de registro da pesquisa, conforme resoluções do TSE.
Como o Datafolha escolhe quem é entrevistado?
Os entrevistados pelo Datafolha são selecionados em três etapas:
- Sorteio das regiões da cidade e bairros que farão parte da amostra
- Sorteio dos pontos de abordagem onde serão aplicadas as entrevistas
- Por fim, os entrevistados são selecionados aleatoriamente para responder ao questionário. O sorteio respeita cotas de sexo e faixa etária.
Os dados relativos a sexo e faixa etária são baseados nas informações fornecidas pelo TSE sobre o eleitorado, relativas a agosto de 2024), e em informações do IBGE (PNAD 2023 e Censo 2022), além de números primários de outros levantamentos do instituto.
Controle e verificação dos dados
Os entrevistadores envolvidos na realização desta pesquisa são treinados pelo Datafolha, com instruções específicas para esse projeto. São checados, no mínimo, 20% dos questionários de cada pesquisador, seja in loco por supervisores de campo ou, posteriormente, por telefone. Internamente, todo o material é verificado e codificado.
Antes do processamento final e emissão dos resultados, é realizado processo de consistência dos dados.
s dados coletados e tratados nesta pesquisa atendem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo ao respondente o sigilo de sua identidade e o correto tratamento das respostas.
A eleição para prefeito de Fortaleza em 2024
O segundo turno da eleição para prefeito de Fortaleza ocorre em 27 de outubro. Estão na disputa André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT).
Fernandes passou em primeiro, com 562.305 votos, 40,2% dos votos válidos.
Evandro teve 480.174 votos, 34,33% dos votos válidos.
O 1º turno das eleições para prefeito e vice-prefeito dos municípios brasileiros ocorreu em 6 de outubro. Fortaleza tinha 9 candidatos na disputa.
Veja o resultado do 1º turno em Fortaleza:
- André Fernandes (PL): 562.305 · 40,2%
- Evandro Leitão (PT): 480.174 · 34,33%
- José Sarto (PDT): 164.402 · 11,75%
- Capitão Wagner (União Brasil): 159.426 · 11,4%
- Eduardo Girão (Novo): 14.878 · 1,06%
- Técio Nunes (Psol): 8.923 · 0,64%
- George Lima (Solidariedade): 6.803 · 0,49%
- Chico Malta (PCB): 1.205 · 0,09%
- Zé Batista (PSTU): 615 · 0,04%
Qual é o cenário da eleição em Fortaleza?
Passaram para o segundo turno dois candidatos de oposição ao prefeito José Sarto (PDT), que buscava a reeleição.
André Fernandes (PL) é o candidato do bloco bolsonarista e iniciou a trajetória política em 2018, ao ser o deputado estadual mais votado do Ceará, ancorado na campanha presidencial do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2022, foi o deputado federal mais votado do Estado. É o político cearense mais próximo de Bolsonaro, mas, na campanha, tem buscado se desvincular da desgastada imagem do ex-presidente, fator de rejeição em Fortaleza.
Evandro Leitão (PT) é o candidato do grupo do governador Elmano de Freitas (PT), do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do presidente Lula (PT). É presidente da Assembleia Legislativa e, até o fim de 2023, pertencia ao PDT, mesmo partido do prefeito Sarto. Com o rompimento entre os grupos, em 2022, Evandro passou a ser oposição ao prefeito. Filiou-se ao PT há menos de um ano.
André e Evandro começaram o 1º turno atrás nas pesquisas de intenção de voto, mas tiveram crescimento contínuo ao longo da campanha.
O prefeito Sarto terminou na terceira colocação. É o primeiro prefeito na história de Fortaleza, desde que a reeleição foi instituída, em 1997, a tentar um novo mandato consecutivo e não conseguir.
Capitão Wagner (União Brasil), que representou o bolsonarismo nas eleições de 2020 e 2022 em Fortaleza e no Ceará, respectivamente, largou na frente nas pesquisas, mas terminou na quarta colocação.
A nova pesquisa Datafolha para prefeito de Fortaleza no segundo turno mostra que, após uma semana de intensa campanha e muitas articulações dos comitês de André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), houve poucas mudanças nas intenções de voto. As oscilações ficaram dentro da margem de erro. A diferença entre os candidatos não sofreu alterações. André e Evandro seguem tecnicamente empatados. A pesquisa foi contratada pelo O POVO. Confira os números:
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente