Evento na UFC debate nesta quarta a invasão dos EUA à Venezuela

Encontro discutirá as implicações do ataque realizado pelo governo do presidente estadunidense Donald Trump contra a Venezuela

18:29 | Jan. 13, 2026

Por: Taynara Lima
Prédio do Centro de humanidades Área - III da UFC, onde está localizado o Departamento de Ciências Sociais e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia, aos quais o LEV está vinculado (foto: JÚLIO CAESAR)

Será realizado nesta quarta-feira, 14, na Universidade Federal do Ceará (UFC) um debate sobre a invasão dos Estados Unidos à Venezuela, que resultou na prisão do presidente venezuelano Nicolás Maduro e da esposa dele, Cilia Flores. O evento integra o Fórum de Socialização Acadêmica de 2026 e é promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) das Ciências Sociais em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia. 

Com o tema “Implicações regionais e geopolíticas do ataque à Venezuela”, o encontro discutirá as implicações do ataque realizado pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a Venezuela. No dia 3 de janeiro, Nicolás e a esposa foram presos e levados à Nova York pelas forças militares estadunidenses após operação militar no País. 

O debate terá a participação dos professores Clayton Mendonça Cunha FilhoFidel Irving Pérez Flores. Clayton é professor-adjunto do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do mestrado em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Fidel é professor-adjunto no Instituto de Relações Internacionais (IREL) da Universidade de Brasília (UnB).

O evento ocorrerá nesta quarta-feira, às 17 horas, no auditório Luiz de Gonzaga, do Departamento de Ciências Sociais.

Debate “Implicações regionais e geopolíticas do ataque à Venezuela”

  • Data: 14/1
  • Horário: 17 horas
  • Local: Auditório Luís de Gonzaga, do Departamento de Ciências Sociais - Avenida da Universidade, 2995, 1º Andar