Lula discutirá com ministros possibilidade de vetar PL da Dosimetria em evento do 8 de janeiro
Lula já demonstrou querer vetar o PL no evento que enaltecerá a democracia; líderes do Congresso não estarão presentes na cerimônia que relembra os atos golpistas do 8 de janeiro
O presidente Lula (PT) irá se reunir com o secretário-geral da República, Guilherme Boulos, e com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, nesta quarta-feira, 7, para discutir a possibilidade de vetar o PL da Dosimetria na cerimônia que relembra os atos golpistas do 8 de janeiro, marcada para iniciar às 10h desta quinta-feira.
A reunião com os ministros está prevista para às 15h. Segundo o correspondente do O POVO em Brasília, João Paulo Biage, o presidente irá discutir no encontro se vetará o PL na cerimônia de amanhã, 8. Além disso, eles também devem comentar a participação dos movimentos sociais, que está sendo articulada por Boulos, e como o evento prosseguirá.
Lula já demonstrou interesse em usar a cerimônia no dia 8 de janeiro para vetar o PL da Dosimetria, que pode reduzir a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. O projeto pode reduzir significativamente a pena de Bolsonaro, com o período podendo chegar a pouco mais de dois anos, segundo o relator.
Alcolumbre e Motta não irão ao evento
Os presidentes das casas legislativas confirmaram ausência na cerimônia planejada pelo Executivo, que pretende relembrar os ataques golpistas ocorridos em janeiro de 2023 e celebrar a democracia. Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara, informou que não comparecerá ao evento por compromissos pessoais, segundo a CNN.
Além dele, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente do Senado, está de recesso parlamentar e cumpre agenda no Amapá.
Vetar o PL no dia 8 de janeiro pode gerar um novo desconforto entre Executivo e Legislativo, visto que o texto foi aprovado tanto na Câmara quanto no Senado, em meio a tensões. O texto volta ao Congresso se for vetado por Lula e o Legislativo poderá decidir se derruba, ou não, a decisão do presidente.
O presidente vem sendo aconselhado por aliados a vetar o projeto após a quinta-feira, 8, para não abalar ainda mais a relação entre os poderes. A confirmação oficial de que Lula irá de fato vetar o PL na cerimônia poderá ser anunciada após a avaliação conjunta com os ministros, ou apenas durante o evento, quando o presidente assinar o veto.
PT convoca população para ato do 8 de janeiro
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente