Júnior Mano considera como "natural" preferência por Cid e reforça apoio ao senador: "Sei meu lugar"

Parlamentar reconheceu a força do senador e enfatizou que irá apoiá-lo "onde estiver". Nomes do PSB preferem que Cid seja lançado para a reeleição no ano que vem

15:10 | Dez. 25, 2025

Por: Taynara Lima
O deputado federal Júnior Mano disse ver uma possível candidatura do senador Cid Gomes à reeleição no Senado Federal com tranquilidade e reforçou o apoio ao ex-governador (foto: Reprodução/Instagram )

O deputado federal Júnior Mano (PSB) comentou sobre a preferência de alguns políticos pela candidatura do senador Cid Gomes (PSB) à reeleição no Senado Federal e reforçou o apoio ao ex-governador caso decida se lançar na disputa do ano que vem. A fala do parlamentar foi dada nessa segunda-feira, 22, em entrevista à rádio Timbaúba FM

Questionado sobre o movimento de políticos que defenderam a candidatura de Cid em 2026, Mano afirmou que vê isso com tranquilidade e considerou o movimento como “natural”, destacando também a trajetória política do senador.

“Eu tenho acompanhado os movimentos antes do recesso, do próprio presidente, do líder do partido [na Alece], Marcos Sobreira, e alguns deputados também, fazendo esse movimento, mas eu aceito isso com muita tranquilidade. A gente sabe o nosso tamanho. Eu sei o meu tamanho, eu sei meu lugar. Eles preferem o quê? Que o senador Cid Gomes vá para a candidatura à reeleição por ajudar mais ainda a chapa, pela sua força, pela sua capacidade de agregar lideranças, capacidade de ter o respeito da classe política, a turma torce por isso. É natural”.

O deputado Júnior Mano é o nome reforçado por Cid para a disputa majoritária ao Senado pelo PSB. O ex-governador já indicou não ter desejo de concorrer ao cargo em 2026, porém a reeleição do senador vem sendo defendida por diferentes políticos, incluindo nomes do PSB.

Defesa da candidatura de Cid

Na última quinta-feira, 18, em almoço com a imprensa, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), disse que a candidatura de Cid é defendida por deputados estaduais e federais do partido.

“Ele é o idealizador do nosso projeto e é um homem de palavra, faz política por vocação. Ele é um nome de referência e engrandece a chapa do governador Elmano. Nada contra o deputado Junior Mano, que é meu amigo, que é um grande deputado, mas o próprio deputado Júnior Mano diz que se o senador Cid Gomes quiser ser candidato à reeleição é o direito natural dele. A verdade é que todos os deputados estaduais e federais do PSB querem que o senador seja candidato à reeleição, que é bom para o partido e é bom para o nosso projeto”, declarou na ocasião.

No início deste mês, o deputado estadual Guilherme Bismarck (PSB) considerou que, embora exista acordo entre Mano e Cid, o deputado federal ainda precisa avançar nas articulações internas para consolidar seu nome junto à base: “O deputado tem que fazer a parte dele também, de abrir digamos, o leque de conversas. Não esperar apenas que o senador resolva essa situação. Precisa se sentar e convencer toda a base, que eu acho que é absolutamente natural do processo político”.

"Não tenho medo de desafio"

Ainda em entrevista realizada nessa segunda, o deputado Júnior Mano também apontou não ter medo do desafio de concorrer ao cargo na Câmara Alta, mas frisou o apoio a Cid caso o senador decida se lançar para a reeleição.

“Às vezes, eu me pergunto como é suceder o senador Cid Gomes em um projeto desse de Senado. Eu não tenho medo do desafio de ir para a rua na eleição majoritária. Agora, tudo tem que ser internamente conduzido sem trauma, principalmente dentro do partido. Se ele realmente quiser, e é de direito dele ser candidato à reeleição, comigo e ele não muda em nada. Continuo com a mesma admiração, apoiarei ele onde eu estiver”, ressaltou.

“Dentro do partido existem deliberações e tem, às vezes, maioria vencida. Então, eu continuo na minha. Isso, às vezes, é um pouco desgastante, porque às vezes você tem que ficar dando satisfação para um, para outro e tal. Dentro do conjunto majoritário tem um projeto do governador Elmano, a liderança do senador e ministro Camilo Santana e também dos outros partidos, que tem o bloco no arco de aliança, para poder em junho, julho, ter a definição mais concreta, mas existem vários espaços para agremiações. Então, eu estou muito tranquilo”, finalizou.

Júnior Mano foi expulso do PL em 2024 por apoiar a candidatura de Evandro Leitão (PT) à Prefeitura de Fortaleza. Na época, o petista disputava o segundo turno contra o deputado federal André Fernandes (PL). Em dezembro, Mano anunciou a filiação ao PSB e posou em foto ao lado do senador Cid Gomes e do prefeito do Recife, João Campos, presidente nacional do partido.