AO VIVO: Caso Juliana Marins: de quem é a culpa pela morte da jovem na Indonésia?; Israel x Irã
O frágil cessar-fogo entre Irã e Israel entrou no terceiro dia nesta quinta-feira, 26Com a apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a primeira edição do programa O POVO News desta quinta-feira, 26, repercute o caso da publicitária brasileira Juliana Marins, 26 anos, encontrada morta na terça-feira, 24, dias após sofrer um acidente durante uma trilha realizada no monte Rinjani, um vulcão na Indonésia, na última sexta-feira, 20.
Foram dias de tentativas fracassadas de resgate até a confirmação do óbito na terça. O corpo de Juliana, sem vida, foi resgatado nessa quarta-feira, 25. Após a divulgação do falecimento da publicitária, internautas brasileiros criticaram diversos aspectos das tentativas de resgate.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As contas do Instagram da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia (Basarnas) e do presidente do país, Prabowo Subianto, foram inundadas por comentários criticando as ações das autoridades.
Para realizar o resgate do corpo, as equipes responsáveis utilizaram um sistema de cordas e içamento. A família da brasileira declarou em nota que irá buscar justiça, por considerar que a publicitária foi tratada com "negligência".
Conflito entre Israel e Irã
O programa repercute também o frágil cessar-fogo entre Irã e Israel, que entrou no terceiro dia nesta quinta-feira, 26, enquanto a comunidade internacional aguarda uma reunião entre Washington e Teerã sobre o programa nuclear da República Islâmica.
A pausa nas ofensivas ocorrem em meio a declarações de vitória por ambos os países. Na segunda-feira, 23, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos) anunciou um acordo de cessar-fogo entre os países.
Horas após o anúncio, novos ataques foram registrados e Israel acusou o Irã de ter tomado a iniciativa. Nesta terça-feira, 24, o Exército iraniano negou o lançamento de mísseis contra o território israelense "ao longo das últimas horas", como denunciou Israel.
O conflito iniciou na sexta-feira, 13, mas houve um aumento da pressão entre Israel e Irã após os EUA realizarem ataques contra três instalações nucleares iranianas no último sábado, 21. Trump compartilhou sobre a ofensiva nas sua rede social, a Truth Social, e disse que os Estados Unidos realizaram "ataques bem-sucedidos" contra três instalações nucleares do Irã.
Entre os alvos atingidos, Trump destacou que incluíam os dois principais centros de enriquecimento de urânio do Irã: a instalação subterrânea de Fordow e a usina de enriquecimento maior em Natanz. Os centros já tinham sido atacados por Israel anteriormente, mas com armas menores.
O POVO News: Assista ao vivo
O programa O POVO News ocorre de segunda a sexta-feira em duas edições. A programação aborda as principais notícias do dia, comentadas e analisadas por especialistas.
- Quando: Segunda a sexta-feira, às 8 horas e às 18 horas
- Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO