Trump afirma que EUA realizaram 'ataques bem-sucedidos' contra 3 instalações nucleares do Irã

Trump afirma que EUA realizaram 'ataques bem-sucedidos' contra 3 instalações nucleares do Irã

Presidente dos EUA fez declarações em sua rede Truth Social. "Todos os aviões estão a caminho de casa em segurança", disse

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump afirmou neste sábado, 21, que o país realizou "ataques bem-sucedidos" contra três instalações nucleares do Irã. Segundo ele, uma carga completa de bombas foi lançada no alvo principal, Fordow, além de Natanz e Esfahan. "Todos os aviões estão a caminho de casa em segurança", disse.

Ele fez o anúncio em seu perfil na rede Truth Social. Os três locais que o presidente Trump disse terem sido atingidos incluíam os dois principais centros de enriquecimento de urânio do Irã — a instalação subterrânea de Fordow e a usina de enriquecimento maior em Natanz, que Israel atacou há alguns dias com armas menores.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O terceiro local, perto da cidade antiga de Isfahan, é onde se acredita que o Irã guarda seu urânio enriquecido próximo ao grau de bomba, que os inspetores viram há apenas duas semanas. Se essas áreas fossem destruídas, o programa iraniano sofreria um atraso de anos, a menos que ainda não tenha instalações paralelas detectadas.

O anúncio de Trump chega apenas dois dias depois de ele ter dito que decidiria "dentro de duas semanas" se se juntaria a seu importante aliado Israel em um ataque contra o Irã.

Mais cedo neste sábado, houve relatos de que bombardeiros B-2 americanos — que carregam as chamadas bombas "destruidoras de bunkers" — estavam saindo dos Estados Unidos. Trump não revelou quais aviões ou munições estiveram envolvidas nas ações.

Teerã havia ameaçado tomar represálias contra as forças americanas estacionadas no Oriente Médio se Trump atacasse. Mas, agora, o presidente dos Estados Unidos pede "paz".

"Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isto. AGORA É A HORA DA PAZ! Obrigado pela vossa atenção a este assunto", acrescentou.

Trump disse que fará um anúncio à nação 22h (horário dos EUA)— às 23h no horário de Brasília —, na Casa Branca, sobre o ataque."O Irã agora tem que concordar em acabar com a guerra", disse.

Com agências

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar