AO VIVO: Guerra Israel x Irã: EUA atacam e elevam tensão do conflito; Rússia e China fazem alerta

AO VIVO: Guerra Israel x Irã: EUA atacam e elevam tensão do conflito; Rússia e China fazem alerta

O número de vítimas fatais passam de 400 pessoas no Irã, segundo novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde iraniano no sábado, 21

Com a apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a primeira edição do programa O POVO News desta segunda-feira, 23, repercute o aumento da pressão sobre o conflito entre Israel e Irã após os Estados Unidos realizarem ataques contra três instalações nucleares iranianas no sábado, 21.

No sábado, o presidente norte-americano Donald Trump (Republicanos) anunciou, primeiramente, pela sua rede social, a Truth Social, que os EUA realizaram "ataques bem-sucedidos" contra três instalações nucleares do Irã.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Entre os alvos atingidos, Trump destacou que incluíam os dois principais centros de enriquecimento de urânio do Irã: a instalação subterrânea de Fordow e a usina de enriquecimento maior em Natanz. Os centros já tinham sido atacados por Israel anteriormente, mas com armas menores.

Após a investida direta dos EUA, lideranças mundiais reagiram. Entre os políticos brasileiros, o assunto também repercutiu. O Governo Federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores, publicou uma nota nesse domingo, 22.

"O governo brasileiro expressa grave preocupação com a escalada militar no Oriente Médio e condena com veemência, nesse contexto, ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares, em violação da soberania do Irã e do direito internacional", disse a pasta.

Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais do Brasil, criticou a relação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com Donald Trump e o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu.

“Seu apoio à dupla de extrema-direita Trump-Netanyahu, nas redes sociais, só confirma que é um sujeito servil a interesses externos”, escreveu Hoffmann.

Quer receber as últimas notícias de Política pelo WhatsApp? Entre no canal Política do O POVO

Já o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), filho de Bolsonaro, criticou o governo iraniano em uma publicação nas redes sociais nesse domingo, em que ele classificou os líderes do Irã como “fanáticos religiosos que apoiam terrorismo suicida, homens bomba, desejam a destruição de Israel”.

Desde o início das ofensivas na última sexta-feira, 13, quando Israel atacou o Irã, o número de vítimas fatais passam de 400 pessoas no Irã, segundo novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde iraniano no sábado, 21. Em Israel, a estimativas apontam para mais de 20 pessoas mortas.

O POVO News: Assista ao vivo

O programa O POVO News ocorre de segunda a sexta-feira em duas edições. A programação aborda as principais notícias do dia, comentadas e analisadas por especialistas.

  • Quando: Segunda a sexta-feira, às 8 horas e às 18 horas
  • Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar