O que pensam os deputados federais cearenses sobre processo de cassação de Glauber Braga
Deputado federal carioca está há uma semana em greve de fome no Congresso, após o Conselho de Ética da Câmara aprovar parecer para a cassação de seu mandato
O que pensam os parlamentares cearenses sobre o processo de cassação envolvendo o deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ)? A questão tem ganhado repercussão nacional após o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovar parecer pela cassação do parlamentar, por quebra de decoro parlamentar.
Glauber Braga foi acusado pelo partido Novo de ter expulsado da Câmara, em abril do ano passado, com empurrões e chutes, o integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro. A cena foi filmada.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Desde a decisão, Glauber encontra-se em greve de fome no local onde ocorreu a sessão, o que já perdura uma semana. O POVO procurou os deputados federais cearenses para saber como analisam o caso, que poderá ser brevemente levado à votação em plenário.
Contra a cassação
Alguns deputados cearenses procurados defenderam a manutenção do mandato de Glauber.
Presidente nacional do PDT, André Figueiredo disse que o partido deve votar contra a cassação. "Achamos que é desproporcional a cassação de um mandato por conta de agressões, quando várias outras já aconteceram. Ele precisa ser advertido, se for o caso até uma suspensão, mas creio que a dosimetria da pena com cassação do mandato é muito alta", argumentou.
Líder do Governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT) limitou-se a se dizer contra a cassação. A colega de Partido dos Trabalhadores Luizianne Lins fez publicação recentemente nas redes sociais com foto ao lado do colega do Psol. "Prestando solidariedade ao deputado Glauber Braga, que faz greve de fome na Câmara dos Deputados contra a perseguição que vem sofrendo. Vamos à luta para defender a continuidade desse mandato importante para a defesa da classe trabalhadora!", disse.
Eunício Oliveira (MDB) afirmou que a possível cassação de Glauber representa uma "dosimetria exagerada".
A deputada Fernanda Pessoa (União Brasil) demonstrou ser contrária à cassação. "Estamos falando de um parlamentar eleito com mais de 78 mil votos. Uma representação legítima, dada por milhares de brasileiros. O que ocorreu é grave? Sim. Houve um descontrole? Também. Mas acredito que isso não justifica a penalidade máxima. Cassar um mandato parlamentar é um precedente sério dentro da Casa", disse a deputada ao O POVO.
Fernanda, no entanto, acredita que Glauber não deve passar impune da agressão que cometeu. "Penso que deve haver, sim, uma punição, uma advertência, talvez até uma suspensão. Mas a cassação é dizer que aquilo que mais de 78 mil pessoas decidiram pode ser desfeito por menos de 400. É preciso respeitar a soberania do voto popular. A democracia é feita de equilíbrio, e nesse caso, a proporcionalidade é essencial", explicou.
Leia mais
Pela cassação
Outros deputados demonstraram ser favoráveis à cassação. Luiz Gastão (PSD) disse que o parlamentar teve direito à defesa, portanto, votará com o relator do Conselho de Ética, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), pela cassação.
A deputada Daiany Bittencourt (União Brasil) disse que irá manter a coerência em relação a voto anterior por motivo semelhante. "Votei pela cassação de um deputado do meu próprio partido por um fato grave, e, com a mesma coerência, voto pela cassação do deputado Glauber Braga. As agressões físicas e verbais por ele cometidas são graves e ferem a dignidade do Parlamento", explicou.
Para Matheus Noronha (PL), o deputado passou dos limites. "Acho que nada justifica a violência, passou dos limites total", disse, justificando uma possível cassação. "Senão vira uma terra sem lei", concluiu.
Não opinaram
O deputado José Airton (PT) afirmou que só irá se posicionar quando tiver acesso os autos do processo. Danilo Forte (União Brasil) não quis se pronunciar, alegando não estar acompanhando a situação.
Os demais deputados federais cearenses não responderam. Caso haja alguma nova manifestação por parte de algum deles, este material será atualizado.