Caucaia tem situação de emergência reconhecida devido a chuvas intensas
Segundo a prefeitura o reconhecimento é importante para que a cidade consiga acesso a recursos para mitigar a problema
13:00 | Mar. 29, 2025
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu oficialmente a situação de emergência em Caucaia, Ceará, após o município ser severamente afetado por chuvas intensas. A decisão foi formalizada por meio da portaria nº 970, publicada em 26 de março de 2025.
Segundo a prefeitura do município, este reconhecimento é fundamental para que Caucaia possa acessar recursos federais destinados a ações emergenciais e de recuperação.
Com os repasses, a administração municipal planeja fortalecer as operações da Defesa Civil e de outras secretarias envolvidas no atendimento à população afetada.
Veja imagens da situação de emergência em Caucaia
Entre as medidas previstas estão a aquisição de cestas básicas, água potável, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.
O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, considerou importante a importância do reconhecimento federal para agilizar o suporte necessário à comunidade.
"Esse é um passo fundamental para conseguirmos o apoio necessário para enfrentar as dificuldades que estamos vivenciando. Vale ressaltar que as previsões meteorológicas indicam fortes chuvas nas próximas semanas, o que exige ainda mais atenção e esforços de todos. Continuaremos trabalhando, juntamente com o nosso comitê emergencial, para garantir a segurança e o bem-estar do nosso povo", afirmou o prefeito.
Leia mais
-
Naumi aponta dívida de R$ 14 milhões no "Bora de Graça" e não descarta mudança no programa
-
Prefeito de Caucaia, Naumi diz que "tendência" do PSD "é partir com Elmano" em 2026
-
Guardas municipais de Caucaia devem passar a usar arma de fogo, diz Naumi
-
Valim critica decisão de Naumi que reduz frota de ônibus do "Bora de Graça": "Precarização"
-
Naumi nomeia filho, irmã e sobrinhos para cargos em Caucaia
O grande volume das precipitações têm agravado desafios estruturais no município, demandando ações imediatas. Em resposta, a Prefeitura de Caucaia já havia instituído, neste mês de março, um comitê emergencial com o objetivo de mitigar os impactos das chuvas e coordenar as iniciativas de assistência à população.
Monitoramento constante
Segundo a administração da cidade, a situação permanece em constante monitoramento pelas autoridades locais, que reforçam a importância da colaboração comunitária e da atenção às orientações oficiais para garantir a segurança de todos.
Esse é um problema antigo no município que recrudesce rotineiramente todos os anos durante o período chuvoso. O Conjunto Metropolitano, popularmente conhecido como Picuí, é também o bairro mais afetado pelas inundações.
No começo de março, as chuvas deixaram 26 famílias desabrigadas, alojadas temporariamente em uma Escola Municipal Antônio Miranda de Melo.