16 deportados permanecem em Fortaleza, os outros seguem para Belo Horizonte

16 deportados permanecem em Fortaleza, os outros seguem para Belo Horizonte

Operação de acolhida contou com a integração de vários órgãos do governo federal e estadual

Dos 111 brasileiros que desembarcaram no Brasil na tarde desta sexta-feira, 16 vão permanecer no Ceará, confirmou o defensor público da União, Edilson Santana. Os demais brasileiros seguiram em voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para o aeroporto de Confins em Belo Horizonte.

Segundo o defensor, o órgão acompanhou por ter atenção especial com os direitos humanos dos brasileiros deportados pelos Estados Unidos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Leia também | Após tensão com EUA, novo avião com 111 deportados chega ao Brasil

“Embarcou em um voo com as pessoas que foram conduzidas a Belo Horizonte. Como vocês sabem, algumas das pessoas desceram aqui em Fortaleza e outras foram embarcaram no avião da FAB para Belo Horizonte, acompanhadas inclusive do defensor público geral federal e aqui, além de mim, participou também o defensor público chefe da Unidade, dr. Carlos Eduardo Paz”, disse o defensor aos jornalistas.

Ainda de acordo com o defensor, o órgão tem preocupação com possíveis violações dos direitos dos deportados, atendendo os compatriotas de forma individual. “A Defensoria Pública está atenta a eventuais violações de direitos humanos que possam ter ocorrido”, completou ele.

Já a secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos, Janine Mello, exaltou que a operação ocorre de forma articulada com os Ministérios das Relações Exteriores, Itamaraty, do Ministério da Defesa, do Ministério da Saúde, do Desenvolvimento Social e dos Direitos Humanos.

A Secretária também salientou a relação entre a União e o Estado. “Prioridade do Governo Federal, junto com o Governo Estadual, que deu o apoio para a gente aqui também em toda essa ação, é que a gente consiga garantir que os cidadãos brasileiros que hoje voltam para o Brasil”, disse Janine Mello.

Ainda segundo Janine, o governo dará suporte para que os Brasileiros consigam chegar até as famílias, em diferentes estados. "Nosso objetivo é que eles consigam chegar com segurança no seu local de residência para reencontrar as suas famílias e conseguirem aí reconstruir as suas vidas", disse a secretária.

Secretárias estaduais recebem os deportados

A secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França também esteve presente no aeroporto de Fortaleza para recepcionar os brasileiros que regressaram ao país.

Segundo a secretária, o governo prestou apoio às famílias com alimentos e produtos de higiene íntima para as mulheres, além de atendimento psicológico. "Foi tudo muito bem organizado", classificou Socorro sobre a operação.

Além de Socorro, a chefe da pasta estadual da diversidade, Mitchelle Meira, também ajudou no acolhimento dos brasileiros. Segundo ela, todos já desceram sem algemas, conforme a reivindicação do governo federal, após o atrito com o primeiro voo com deportados ao Brasil, em janeiro.

“Não desceram algemados, já desceram sem nenhum tipo de algema, desceram no solo brasileiro totalmente livres como é de direito, foi uma orientação do presidente”, disse Meira.

Mitchelle disse que a pasta está prestando suporte à secretaria de Socorro França, na acolhida dos brasileiros, além das pastas federais dos Direitos Humanos e da Saúde. “Como secretária e como governo, viemos aqui fazer a melhor acolhida e todo atendimento necessário para cada um que tenha necessidade”, disse ela.

"Durante o voo tivemos uma preocupação de como eles iriam chegar, então tudo estava preparado aqui para que quando eles chegassem aqui eles tivessem o atendimento necessário", finalizou a secretária.

Com informações de Thays Maria Salles

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

governo do Ceara Donald Trump Estados Unidos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar