PF incluirá em relatório final provas de que Bolsonaro sabia de venda ilegal de joias

Ficará a cargo da Procuradoria-Geral da República avaliar o material e definir se apresenta denúncia contra o ex-presidente e os outros envolvidos

A Polícia Federal tem provas de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sabia da venda ilegal de joias nos Estados Unidos. O material será incluído no relatório final da PF.

Mais informações ao vivo:

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Conforme a colunista Bela Megale, do O Globo, as provas mostraram que o ex-mandatário foi comunicado da operação e deu aval para parte delas. Além de Bolsonaro, membros do núcleo duro dele devem ser indiciados nos próximos dias, entre eles assistentes e advogados.

Ficará a cargo da Procuradoria-Geral da República avaliar o material e definir se apresenta denúncia contra o ex-presidente e os outros envolvidos.

O conjunto de joias foi recebido por Bolsonaro em visita oficial à Arábia Saudita, em outubro de 2019. O acervo contem anel, caneta, abotoaduras e um rosário islâmico. Todos os itens com diamantes.

Em maio de 2023, os investigadores obtiveram imagens inéditas e entrevistas que confirmam detalhes da venda e recompra ilegais do chamado "kit outro branco". O Tribunal de Contas da União concluiu que as joias pertenciam à Presidência da República e não ao chefe do Executivo brasileiro, configurando prática ilegal.

Nesta semana, o ex-mandatário também deve ser indiciado pela suposta fraude dos cartões de vacinação contra Covid-19. Esse caso chegou a ter um primeiro inquérito de conclusão neste ano, no qual além de Bolsonaro, outras 15 pessoas foram indiciadas.

Apesar das expectativas de uma denúncia pela PGR, Paulo Gonet pediu um maior aprofundamento das acusações ao Supremo Tribunal Federal (STF). Os resultados serão apresentados nesta semana.

Quer receber por WhatsApp as últimas notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Jair Bolsonaro STF

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar