CPI da Enel: Wagner pede afastamento de Fernando Santana, que rebate: "Capitão da conversa fiada"

Fernando Santana (PT) acredita que Capitão Wagner (União Brasil) quer "fazer politicagem baixa em defesa do prefeito de Juazeiro do Norte"

O União Brasil Ceará quer afastar o deputado estadual Fernando Santana (PT) da presidência da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Enel. Dirigido por Capitão Wagner, o partido protocolará o pedido junto ao Ministério Público nesta terça-feira, 23.

Conforme a legenda, a solicitação ocorre por conta de entrevista em que o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PT), teria afirmado que o parlamentar pediu patrocínio de R$ 1 milhão à empresa com intuito era custear os festejos do Pau da Bandeira. Além disso, o gestor municipal teria alegado participação do líder do governo Lula na Câmara, deputado José Guimarães (PT).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Qual o problema dessa informação? A grande questão é que o deputado Fernando Santana é presidente da CPI que investiga a Enel. Como pode o presidente que investiga a empresa está intermediando um patrocínio no valor de um milhão de reais?”, questiona Wagner.

Fernando Santana chama Wagner de "Capitão da conversa fiada"

Procurado pelo O POVO, Santana se disse "tranquilo" ao saber da movimentação do União. "Como o resultado da CPI está caminhando para ser positivo para o povo cearense, algumas figuras da política que são adversárias ao nosso grupo político começam a querer arranjar uma forma de se ingressar no protagonismo do trabalho feito a várias mãos pela Comissão Parlamentar de Inquérito".

Segundo ele, "Wagner quer mesmo é fazer politicagem baixa, rasteira, em defesa do atual prefeito de Juazeiro do Norte, que é aliado dele". Fernando se refere ao chefe do Executivo municipal, Glêdson Bezerra (Podemos).

"Eu, como pré-candidato lá, de alguma maneira deve estar incomodando o Wagner, que devia estar procurando era trabalhar e servir ao povo do Estado do Ceará ao invés de estar propagando mentiras e fazendo insinuações", finalizou.

Fernando Santana usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), nesta terça-feira, 23, para se defender das acusações do Wagner e o chamou de "Capitão da conversa fiada". O deputado disse que o grande serviço do pré-candidato a prefeito de Fortaleza foi estimular motins no Ceará.

"Ele (Gledson) pegou os aliados aqui em Fortaleza para tentar usar desse expediente contra esses pré-candidatos, e no caso, contra a nossa pré-candidatura. Usando inclusive o Wagner, que é Capitão, ou pelo menos se intitula como Capitão. Só se for Capitão da conversa fiada", declarou Santana.

Completou: "Eu nunca vi esse Wagner fazer nada pelo povo do Estado do Ceará a não ser patrocinar, brigar e colocar a cara estampada em greve da Polícia Militar e depois estimulando motins no nosso Estado. Esse foi o grande serviço que eu vi este que se intitula capitão da conversa fiada Wagner, promover no Estado do Ceará".

Evandro defende Fernando Santana: "Vergonha"

O presidente da Alece, Evandro Leitão (PT), saiu em defesa de Fernando Santana e se solidarizou com o colega de Parlamento, além de repudiar, o que ele chamou de "ato irresponsável" de pessoas com propósito eleitoral. Leitão garantiu que o deputado seguirá sob o comando da CPI.

"Eu quero agora, falando como presidente dessa Casa, dizer que, se tentaram de alguma forma fazer com que tirasse você da presidência, não conseguiram e não vão conseguir. Porque isso não é comportamento de pessoa que queira ser exemplo para a população", afirmou.

Evandro também afirmou que enquanto estiver na presidência da Casa não irá permitir que se macule a honra de nenhum dos parlamentares com "ilações". O presidente disse que ficou envergonhado com as acusações contra Fernando.

"Enquanto eu estiver na presidência dessa Casa, eu não vou permitir que se macule a honra de nenhum dos 45 deputados que aqui estão. Com ilações e com irresponsabilidade, que foi o que aconteceu. Eu fui procurar saber o que ocorreu. Eu fiquei com vergonha, essa é a palavra. Vergonha das acusações que vossa excelência recebeu. Infelizmente", finalizou.

Enel e Prefeitura de Barbalha

Em entrevista ao jornalista Donizete Arruda, o atual presidente da Enel Ceará, José Nunes de Almeida, também se manifestou sobre o assunto.

"Não tive nenhum contato nem com o deputado Guimarães nem com o deputado Fernando Santana sobre esse tema. Meu único contato sobre a festa de Santo Antônio do Pau da Bandeira de Barbalha foi com o prefeito de Barbalha".

Guilherme Saraiva, chefe do Executivo municipal, explicou que os deputados Santana e Guimarães "abrem as portas do Governo do Estado". Segundo ele, um opositor cortou trechos de uma entrevista em que falou sobre o assunto.

"Fiz essa entrevista e sempre falo para passar a transparência das nossas ações e mostrar o quanto que é a festa foi orçada e o quanto que eu estou buscando atrás de recursos, através das leis de incentivos em várias empresas", explicou. "Ao invés de mentiras em tentar enganar as pessoas, ajude a festa que é de todos nós", finalizou Saraiva.

Com informações do repórter Guilherme Gonsalves

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

CPI de Enel Fernando Santana Capitão Wagner União Brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar