MP pede cassação de conselheira tutelar do Crato acusada de chamar criança de "macaco"

Eleita em 2023, Vanessa Lima Santos pode responder por injúria racial

O Ministério Público do Ceará (MPCE) pediu a cassação de uma conselheira tutelar acusada de praticar injúria racial contra uma criança. Eleita em 2023, Vanessa Lima Santos teria chamado uma criança de “macaco”. A Ação Civil Pública foi ingressada na última terça-feira, 28, por meio da 4ª Promotoria de Justiça do Crato. 

De acordo com a denúncia, a conselheira teria praticado o crime durante conversa em aplicativo de mensagens com o pai do menino. Para o órgão ministerial, Vanessa não apresentou idoneidade moral, requisito previsto em artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Quer receber por Whatsapp as últimos notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política cearense

Já o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente não se opôs à candidatura dela, afirmando que “a mera existência de inquéritos policiais ou ações penais em curso destinada à investigação de crime(s), não atrai o impeditivo prescrito no art. 133, I, da Lei Federal de n° 8.069/90”.

Diante do cenário, o MPCE solicitou a suspensão da função da conselheira tutelar no Crato e providências do Conselho quanto ao cumprimento da legislação, priorizando a convocação de suplente. Também determinou, caso não haja deferimento de liminar, que Vanessa tenha o cargo cassado.

O Ministério pediu ainda às operadoras de celular para informarem quem é o titular do número de telefone que aparece nas capturas de tela das mensagens. O período solicitado vai de janeiro de 2017 até o mesmo mês de 2018. Além disso, o órgão oficiou o aplicativo de mensagens para informar de quem pertencia a conta durante o período.

O POVO procurou o Conselho Tutelar do Crato na noite desta terça-feira, 5, às 20:42 mas as chamadas não foram atendidas.  

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

MPCE cassação conselho tutelar injúria racial

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar