Cidistas aprovam cartas de anuência e devem acionar a Justiça

O grupo liderado pelo senador Cid Gomes (PDT) aprovou os pedidos e, conforme ele explicou, o processo deve correr na Justiça

A reunião do Diretório Estadual do PDT no Ceará, convocada com caráter de urgência para a manhã desta quarta-feira, 8, encerrou-se com pedidos de carta de anuência em massa: 10 deputados estaduais, quatro federais e cinco estaduais suplentes. O grupo liderado pelo senador Cid Gomes (PDT) aprovou os pedidos e, conforme ele explicou, o processo deve correr na Justiça.

“É um número significativo de pessoas que pedem ao Diretório, e o Diretório compreendeu, coletivamente, que há razões de sobra para dar a essas pessoas a carta de anuência, se a perseguição é o coletivo, ela acaba se individualizando”, disse.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No que se refere à saída do PDT, Cid afirmou que não deixará a legenda. “Nunca tive vontade de sair do PDT, estou sendo empurrado para fora. O André tirou a licença, que era parte do acordo, e eu assumi a presidência, o acordo até o fim do ano eu ficar na presidência, tranquilizando o partido que estava sendo assediado”, explicou.

“A carta de anuência, que fique claro, não é uma saída imediata. É uma carta que cada deputado tem e pode usar ou não”, reiterou o deputado Eduardo Bismarck.

Antes do início da reunião, Aos jornalistas, ele afirmou que a ala que preside vem sendo desrespeitada pelo outro grupo, que defende que o diretório esteja sob comando do deputado federal, André Figueiredo (PDT).

“Nós somos um grupo majoritário no PDT do Ceará que não está sendo respeitado, que passou a ser desrespeitado e que, de alguma forma, tem sido até humilhado em várias oportunidades, mas se tiver de haver alguma separação, pelo meu gosto, será uma separação amigável”, disse.

“O que o nacional tem feito com o diretório regional do Ceará beira o absurdo, é algo que atenta contra todos os princípios da democracia, do reconhecimento da vontade da maioria e do respeito e do companheirismo”.

Pedetistas que solicitaram a carta de anuência

Deputados federais

Mauro Filho
Idilvan Alencar
Roberio Monteiro
Eduardo Bismarck
Leônidas Cristino
Enfermeira Ana Paula - suplente deputada federal e vereadora de Fortaleza
Nilson Diniz - suplente deputado federal

Deputados estaduais

Osmar Baquit
Guilherme Bismarck
Romeu Aldigueri
Tin Gomes
Lia Gomes
Sérgio Aguiar
Bruno Pedrosa
Oriel Nunes
Salmito Filho
Marcos Sobreira
Jeová Mota
Antônio Granja
Guilherme Landim
Helaine Coelho - suplente de deputada estadual

Vereador

Júlio Brizzi

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar