Janja e comitiva de ministros de Lula visitam cidade afetada por enchentes no RS
Apesar de ser uma iniciativa do presidente Lula, o petista não estará presente na viagem por causa de uma cirurgia que realizará no quadril, prevista para esta sexta-feira, 29.
A primeira-dama Janja Lula da Silva e comitiva de ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitam nesta quinta-feira, 28, o município de Lajeado, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. A iniciativa ocorre após um ciclone atingir o estado na primeira semana de setembro e visa discutir estratégias para mitigar os impactos da tragédia.
Mais informações ao vivo:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Apesar de ser uma iniciativa do presidente Lula, o petista não estará presente na viagem por causa de uma cirurgia que realizará no quadril, prevista para esta sexta-feira, 29.
Na quarta, o petista recebeu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que apresentou as demandas do estado em relação à recuperação dos municípios atingidos. O ciclone resultou na morte de 50 pessoas.
Participam da visita
- Primeira-dama Janja Lula da Silva
- Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
- Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes
- Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira
- Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias
Além destes, integram a comitiva: secretários nacionais, equipes técnicas e diretores dos ministérios mencionados e órgãos federais.
A comitiva chegou, pela manhã, na Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre e, em seguida, partiu para o município de Lajeado.
Dentre os assuntos que serão pautados na reunião estão:
- Medidas de crédito
- Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
- Fomento Rural
- Minha Casa Minha Vida
- E outras medidas relacionadas aos setores da Saúde, Educação e Assistência Social
Ao final do encontro, haverá uma reunião para balanço e encaminhamento, bem como ações da Defesa Civil Nacional, Estadual e municipais.
O desastre natural atingiu mais de 100 municípios e deixou 50 mortos. Nos últimos dias, chuvas intensas e a formação de mais um ciclone extratropical resultou no alagamento nas cidades e tirou moradores de casas na Região Metropolitana e no interior do estado.
Lula nega que viagem de ministros ao RS foi adiada para Janja poder ir junto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou sua conta oficial do X, antigo Twitter, para desmentir a informação de que a alteração na data da viagem dos ministros do governo ao Rio Grande do Sul ocorreu para que a primeira-dama, Janja da Silva, participasse do encontro.
“Nada disso procede. A viagem, que é dos ministros, foi adiada porque recebo na quarta-feira o governador @EduardoLeite_, para discutir o apoio ao estado e seria deselegante os ministros visitarem o estado com o governador gaúcho em Brasília”, justificou Lula.
A suposição de que Janja poderia atuar como substituta de Lula após a cirurgia de quadril do petista, marcada para a próxima sexta,29, foi veiculada pela Folha de S.Paulo.
Siga o canal "Política Ceará - O POVO" no WhatsApp
Leia mais
Câmara protocola PEC que permite ao Congresso derrubar decisões do STF
Jean Wyllys diz que perdeu cargo no governo Lula pela 'homofobia': 'Livramento'
AGU vai ao Supremo e acusa Gayer de injúria por chamar Silvio Almeida de 'analfabeto funcional'
Decisão do Senado sobre marco restabelece segurança jurídica e traz paz a campo, diz Faesp