Eleição no Senado: Pacheco é eleito em vitória de Lula e derrota de Bolsonaro

Senador foi eleito para mais um mandato à frente da Casa, com apoio da base do presidente Lula

Rodrigo Pacheco (PSD-MG) venceu a disputa contra Rogério Marinho (PL-RN) e foi eleito presidente do Senado. Foi uma vitória da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Pacheco teve 49 votos e Marinho, 32.

O cearense Luis Eduardo Girão (Podemos-CE) havia se lançado na disputa, mas, ao discursar nesta quarta, retirou a candidatura para apoiar Marinho.

A disputa pelo comando da Casa ganhou contornos de terceiro turno da eleição presidencial. Pacheco e Marinho, apoiados, respectivamente, pelo presidente Lula (PT) e pelo ex-presidente Bolsonaro (PL), reproduziram a polarização que marcou a corrida de 2022, principalmente nas redes sociais. Representantes do bolsonarismo, dentro e fora do Senado, trabalharam para levar a eleição para o segundo turno. Girão buscou se firmar como uma "terceira via", sem sucesso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

SENADO ELEIÇÃO VOTOS INTENÇÕES

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar