Bolsonaristas confundem boletim de notícias do Exército com cadastro para alistamento de civis
Desde o fim das eleições, bolsonarista divulgam notícias falsas na tentativa de mobilizar apoiadores do atual presidente contra o resultado das eleições
14:30 | Dez. 07, 2022
Apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgaram anúncio para cadastro do boletim informativo do Exército como se fosse uma convocação de alistamento para civis que são contra o resultado das eleições deste ano.
Criada em 2015, o programa denominado “Reserva Pró-Ativa” é um canal promovido pelo Centro de Comunicação do Exército (CCOMSEx) para se comunicar com os integrantes da reserva. Entre os conteúdos divulgados, estão notícias institucionais e outras informações relacionadas ao Exército.
Pelas redes sociais, bolsonaristas publicaram o anúncio da ação e pediram para que as pessoas, principalmente os CACs (caçadores, atiradores desportivos e colecionadores), se cadastrem para “defender o Brasil”.
O ex-ministro do Turismo e aliado de Bolsonaro Gilson Machado Neto compartilhou o link e também sugeriu que o grupo realizasse o cadastro do falso "alistamento". A postagem conta com mais de 8 mil compartilhamentos e 26 mil curtidas.
https://t.co/bX34ZZbjV4
É um cadastramento pra civis que o exército abriu agora.
A participação é voluntária, recomendaria a todos os CACs a preencher também.
Acabei de preeencher.
Não é Fake. pic.twitter.com/xECxkgLGk4
Nos comentários da publicação, alguns usuários reagiram ao anúncio e afirmaram que o site teria saído do ar devido à grande procura.
INSCRIÇÃO CONFIRMADA! Se a minha Pátria precisar de mim, nem que seja, pra varrer o chão... LÁ ESTAREI!
— Wagner Fernandes (@wagfernandes2w) December 5, 2022Inscrição feita com sucesso. Aguardarei o chamado. Deus acima de todos.
— lando (@landoquinti) December 5, 2022
Eterno ministro, gostaria de saber se o @exercitooficial aceitaria uma avó de 53 anos em excelente forma física (a vida inteira fui atleta) e com muita coragem e vontade de defender a pátria e o futuro das minhas netas?
— kita tia do zap 22 (@TiaBonoro) December 5, 2022Na site de cadastro, o Exército afirmou que notou a divulgação de "convocações equivocadas" relacionadas ao programa Reserva Pró-Ativa. A instituição ressaltou que o cadastro serve, exclusivamente, para o recebimento dos boletins informativos.
Leia mais
-
Bolsonaristas protestam contra vitória de Lula na eleição presidencial
-
Bolsonaristas espalham mentira de que Lula teria morrido e sido substituído por um sósia
-
Bolsonaristas pregam boicote à Copa em ato golpista em frente ao quartel de Fortaleza
-
Homem joga capim em manifestantes bolsonaristas no RS: "Hora do lanche"; veja vídeo
-
Atos bolsonaristas têm registros de violência e são comparadas a "terroristas" e "black blocs"
-
Bolsonaristas fazem sinais de luz para o céu e internautas sugerem: "Pedindo ajuda extraterrestre"