Sarto mantém previsão e tarifa do lixo chegará em julho à Câmara para votação

O pedetista voltou a dizer que quem não tiver condições financeiras não irá pagar a taxa, e que o valor será cobrado para aqueles que produzirem lixo

O prefeito José Sarto (PDT) informou nesta segunda-feira, 13, que a mensagem do projeto que trata da tarifação do lixo na capital deve chegar em julho à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) para ser apreciada pelos vereadores. O pedetista voltou a dizer que, quem não tiver condições financeiras, não irá pagar a tarifa, cuja cobrança foi autorizada pela Legislativo em dezembro do ano passado e faz parte do Novo Marco Regulatório do Saneamento.

"A previsão é julho. Na verdade é um amplo projeto não apenas de tarifação, é uma conceituação macro de política de destino final de resíduo sólido, e essa é uma política que se impõe, não é uma taxação. Nós vamos fazer um amplo programa para uma cidade verde, para uma cidade limpa e eu sempre digo, quem não pode pagar não vai pagar", disse o prefeito. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com Sarto, a tarifa será cobrada para aqueles que produzirem lixo. "Quem produz lixo é quem consome, consome quem tem dinheiro. Quem pede lá no seu aplicativo por telefone, o sanduíche aí de marcas internacionais, ele tem dinheiro para pagar", comentou o pedetista. 

Em entrevista ao programa Jogo Político, no dia 12 de abril, o líder do prefeito na Câmara, vereador Gardel Rolim (PDT), disse que, na prática, a tarifa irá subsidiar o novo plano de coleta de resíduos sólidos da capital cearense. Ele adiantou ainda que o município estava "estudando esse novo formato e, assim que isso for concluído, vai para a Câmara" para análise do Legislativo.

"Como é um plano novo, essa tarifa, que foi tão debatida no final do ano, é para financiar esse novo modelo. A gente espera que esse financiamento seja algo bom para a cidade. O cidadão vai ter o direito de, ao reciclar e entregar o lixo, ter o valor abatido do que ele pagaria. O objetivo principal é ter uma cidade mais limpa e mais verde", explicou o parlamentar. 

Após críticas e um trâmite acelerado, o projeto que autoriza a cobrança pela disponibilização do serviço público de manejo de resíduos sólidos em Fortaleza teve sua taxação aprovada em dezembro de 2021. A gestão Sarto defende que o trecho faz parte do planejamento sobre a criação do Programa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, denominado Fortaleza Cidade Limpa.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Taxa do Lixo Sarto prefeitura de Fortaleza saneamento câmara municipal vereadores

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar