Quem é Mark Ruffalo, ator norte-americano criticado por Bolsonaro

De olho no Brasil, em março deste ano ele esteve entre as celebridades que participaram de campanha incentivando os jovens brasileiros de 16 e 17 a tirar o título de eleitor

Após levar invertida do presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta sexta-feira, 10, pelas redes sociais, o ator norte-americano Mark Ruffalo se tornou o assunto do dia. Já conhecido por se posicionar politicamente, Ruffalo é um famoso ator de Hollywood, e entre seus papéis de destaque no cinema está o de Hulk, na franquia “Vingadores”.

De olho no Brasil, em março deste ano, ele esteve entre as celebridades que participaram de campanha incentivando os jovens brasileiros de 16 e 17 a tirar o título de eleitor. “Em 2020, os americanos só derrotaram Donald Trump porque os eleitores usaram seus direitos democráticos”, escreveu em seu perfil no Twitter. E completou: “para derrotar Bolsonaro, brasileiros de 16 e 17 anos, devem se registrar para votar nas próximas eleições”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre as causas que defende estão: a preservação do meio ambiente, o uso de energias renováveis, o respeito aos indígenas, o pagamento de mais impostos pelos mais ricos, o respeito aos direitos das mulheres.

Em maio deste ano, por exemplo, ele assinou uma carta com mais de 150 milionários pedindo que lhes sejam cobrados mais impostos. No mesmo mês, participou de uma manifestação nos Estados Unidos em defesa do direito ao aborto.

Às vésperas IX Cúpula das Américas, da qual o presidente brasileiro participa, Ruffalo publicou um tweet em que dizia que o norte-americano Joe Biden se encontraria com um homem que “não respeita a democracia e ameaça consistentemente um golpe”, referindo-se a Bolsonaro. O ator também pediu respostas sobre o desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira, pedindo uma ação internacional para o caso.

Em resposta, Bolsonaro chamou o ator de Mark "Ruffles" e desqualificou o personagem da Marvel. "Estou certo de que você nunca leu a Constituição brasileira, mas eu te garanto que ela não é nada perto das complicadas falas que você tem de decorar no script do Hulk: 'AHGFRR'", publicou o presidente, em inglês.

"Leia e você vai ver que estou não apenas respeitando, mas protegendo o estado de direito do Brasil", completou. Em seguida, comparou a si mesmo com o Capitão América e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com Thanos.

O ator já fez outras críticas ao presidente Jair Bolsonaro. No ano passado, assinou uma carta com outros artistas endereçada ao presidente Joe Biden. Eles pediam que o líder norte-americano ouvisse indígenas e ambientalistas e não se comprometesse com nenhum acordo ambiental com o governo brasileiro até que o desmatamento na Amazônia fosse reduzido. 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

mark ruffalo política brasil jair bolsonaro resposta IX Cúpula das Américas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar