Eleição no Ceará: Ciro diz que "intrusão" do PT é para "destruir o projeto"

"Não aceitaremos imposição, seja de quem for e qual consequência for", alertou o pedetista

Presente na Câmara Municipal de Fortaleza na estreia do Escola do Parlamento, o ex-ministro e pré-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) afirmou que não aceitará intromissões do PT nos rumos da sucessão estadual e que a sigla está querendo "destruir o projeto". A maioria do partido pende para a atual governadora Izolda Cela (PDT) diante de um panorama em que ela disputa a vaga na chapa com o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), antipatizado pelas fileiras petistas. Os trabalhistas também têm as pré-candidaturas do deputado federal Mauro Filho e do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão.

"Por que que eu vou aceitar, ou qualquer um militante do PDT vai aceitar, uma intrusão pelos jornais deste ou daquele nome (que será escolhido como candidato ou candidata ao Palácio da Abolição) entre nós? O que eles estão fazendo é espalhar intriga. Para quê? Para destruir o projeto. Não estão interessados no futuro do Ceará. Estão interessados em destruir o projeto", afirmou Ciro em entrevista coletiva. Ou reafirmou. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na entrevista concedida à rádio Jangadeiro Band News que deflagrou a instabilidade na aliança, o ex-ministro havia dito que o PT local "também" tem lado corrupto e que não se submeterá a ele. Haverá acordo somente se o interesse do Ceará estiver acima de conchavos, disse o pedetista. Caso contrário, afirmou aceitar ver o PDT enfrentando-o na sucessão estadual, o que significaria o fim da aliança iniciada em 2006 entre os irmãos Cid e Ciro Gomes, à época no PSB, e o PT.

Segundo o ex-ministro disse na coletiva desta segunda, "uma parte de outros partidos, entre eles o PT" tem mandado recados "absolutamente intoleráveis" por meio da imprensa cearense. Questionado sobre quais seriam os recados intoleráveis, respondeu à reportagem do O POVO: "Você pode ler os jornais mais do que eu. (...) Não aceitaremos imposição, seja de quem for e qual consequência for." 

Em recente entrevista ao Jogo Político, do O POVO, o ex-secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz (PT), afirmou que o PT apresentará candidatura própria em caso de escolha pedetista por Roberto Cláudio. 

Em conversa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), noticiada por O POVO, Luizianne Lins, José Airton e José Guimarães puseram os nomes à disposição da legenda para a corrida ao Executivo em caso de ruptura do consórcio político.

A reportagem do O POVO entrou em contato com a direção do PT cearense, por meio da assessoria de comunicação e de seu presidente local, Antonio Alves Filho, o Conin, e atualizará esta matéria quando houver retorno.

Outra vez questionado por O POVO, Ciro respondeu: "Meu irmão, chega de intriga". E adicionou: "Deixa eu só lhe dizer uma coisa, toda a direção nacional do PT foi condenada ou presa. Então, não venha de graça, que você está me perguntando pra fazer intriga."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ciro gomes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar