Ex-ministros de Direitos Humanos acionam Bolsonaro no STF por fake news de "incentivo à pedofilia"

Dez ex-ministros de Direitos Humanos entraram com uma ação contra declarações de Bolsonaro durante um evento da igreja Batista Central

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) terá de responder por mais uma fake news (mentira) divulgada durante um evento dirigido a seus eleitores. Dez ex-ministros e secretários de Direitos Humanos entraram, nesta terça-feira, no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma interpelação criminal contra o capitão reformado do Exército.

Na ação, ex-ministros dos governos Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff pedem a responsabilização criminal de Bolsonaro por ele ter afirmado que os ex-gestores públicos incentivaram a prática da pedofilia enquanto exerciam seus mandatos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo a interpelação criminal, Bolsonaro mentiu mais uma vez em público, de forma criminosa e difamatória, para uma plateia durante o “Simpósio da Cidadania Cristã”, na igreja Batista Central de Brasília, no último dia 5 deste mês.

Para a assembleia, Bolsonaro perguntou: “Quem lembra o que era o Ministério dos Direitos Humanos? Quem eram as pessoas que já ocuparam aquele Ministério? Como uma, por exemplo, que tinha lá, um site chamado 'Humaniza Redes', que era... que incentivava a pedofilia. Dizia que o pedófilo era um doente, (que) devia ser entregue para um hospital, e não ser levado a uma delegacia. Quem lembra do PLC 122 (Projeto de Lei da Câmara), que rasgava o Livro de Romanos, que punia, com pelo menos três anos de cadeia, quem não aceitasse certos comportamentos dentro da igreja?”.

 

Bolsonaro, de acordo com os dez ex-ministros e secretários de Direitos Humanos, atingiu a honra e a reputação de todos os ex-titulares da pasta do Ministério

 

E continuou, depois, com discurso homofóbico. “Quem lembra do PNDH-3 (Plano Nacional de Direito Humanos), onde tínhamos 180 itens para destruir a família brasileira e tinha um capítulo específico chamado ‘desconstrução da heteronormatividade’. Não podemos esquecer isso, pessoal. Porque tem gente que, voltando ao poder, vai ressuscitar tudo isso aí. Não vai, não! E a gente sabe o que representa a família para a sociedade.” Numa referência ao ex-presidente Lula.

Bolsonaro, de acordo com os dez ex-ministros e secretários de Direitos Humanos, “atingiu a honra e a reputação de todos os ex-titulares da pasta do Ministério, a quem o interpelado imputou conivência e estímulo comportamento dotado de relevante reprovação social (a pedofilia)”.

Ao STF, os advogados dos dez ex-ministros e secretários de Direitos Humanos pediram que Bolsonaro apresentasse “fatos concretos” que provem “prática da pedofilia” atribuída aos ex-gestores públicos. E que, também, apresente o inquérito que apura o suposto ilícito imputado pelo presidente da República aos caluniados.

A interpelação criminal foi uma ação conjunta dos ex-ministros Gilberto José Spler Vargas, Ideli Salvatti, José Gregori, Maria do Rosário Nunes, Mário Mamede, Nilmário Miranda, Nilma Lino Gomes, Paulo Sérgio Pinheiro, Paulo Vannuchi e Rogério Sottili.

Ex-ministro Mário Mamede diz que é preciso “frear Bolsonaro”

Durante cinco meses, o ex-deputado estadual Mário Mamede (PT) assumiu a titularidade do Ministério dos Direitos Humanos na gestão do então presidente Luís Inácio Lula da Silva (Lula). De 2002 a 2004, o médico e militante da causa humanitária foi o secretário-adjunto de Nilmário Miranda.

Para Mário Mamede, um dos dez ex-ministros/secretários que entrou contra Bolsonaro por causa da acusação de “incentivo à pedofilia”, o atual presidente precisa de um freio em sua “perversidade sociopata”.

“Acredito que o Supremo (Tribunal Federal) pode ser um dos freios, dentro da institucionalidade do Estado brasileiro, para evitar que essa situação continue se agravando em várias facetas. É preciso dar um basta”, diz o ex-ministro de Direitos Humanos.

O médico espera que “a institucionalidade deste País, aliada a consciência cívica que deve cada vez mais tomar dimensão na sociedade a cerca da grave situação que estamos vivendo com um presidente que não sente a dor do outro, possa ser barrada. É preciso que o Estado brasileiro através de suas instituições ponha freios a essa insanidade desgovernamental”.

 

Ninguém pode, e muito menos o presidente da República, agir à revelia. Desrespeitando a Constituição, desrespeitado as pessoas, desrespeitando tudo

 

Segundo Mário Mamede, “não é possível uma família e seus cúmplices, que assaltaram o governo central, continuem a agir como se não tivessem responsabilidade com a Constituição, o equilíbrio social e os destinos do País”.

“Quando se entra com uma ação dessa interpelando o presidente do País, é porque o que ele cometeu foi muito grave. Ao dizer que as secretarias e os ministérios dos Direitos Humanos estimulavam a prática de pedofilia, isso é de uma dimensão que deve ser tratada como uma atitude criminosa, um crime. E como tal deve ser tratado”.

De acordo com Mamede, “ninguém pode, e muito menos o presidente da República, agir à revelia. Desrespeitando a Constituição, desrespeitando as pessoas, desrespeitando tudo. Eu quero acreditar que o STF deva levar em frente essas e outras ações que estão tramitando contra Bolsonaro”.

LEIA MAIS SOBRE BOLSONARO E FAKE NEWS

"Fake news faz parte da nossa vida", diz Bolsonaro ao se posicionar contra regulação

Ao naturalizar "fake news", Bolsonaro prepara terreno para 2022, avaliam especialistas

Dez vezes em que Bolsonaro mentiu sobre a Covid-19

Assembleia Geral da ONU: verdades e mentiras ditas por Bolsonaro

Aliado de Bolsonaro vota contra punição a fake news no Ceará para que haja "liberdade de expressão"

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Bolsonaro e fake news Bolsonaro no STF Bolsonaro e mentiras Ex-ministros de Direitos Humanos Mário Mamede Política e fake news

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar