Lula segue liderando intenções de voto para eleições de 2022, aponta PoderData

O petista ganha nas simulações de segundo turno com todos os candidatos, registrando a maior diferença contra o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A entrada de Datena na simulação fez com que o nome dos dois oscilassem, mas dentro da margem de erro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua liderando, com 38%, as intenções de voto para o primeiro turno das eleições de 2022, conforme pesquisa do PoderData, instituto de pesquisa do portal Poder 360, divulgada nesta quarta-feira, 4. Em segundo lugar, vem o atual chefe do Executivo federal, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com 25%.

Esta foi a primeira edição da pesquisa, realizada quinzenalmente, a testar o nome do jornalista José Luiz Datena, que ocupou a terceira posição na projeção, junto a outros três candidatos: Ciro Gomes, Luiz Henrique Mandetta e o governador de São Paulo, João Dória (PSDB). Com o nome de Datena na disputa, os percentuais de Lula e Bolsonaro variaram negativamente, mas ainda dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para o segundo turno, Lula ganha em todos os cenários que participa, sendo a maior vantagem contra Bolsonaro (52% a 32%) e a menor contra Dória (49% a 20%). Já Bolsonaro perde na simulação contra Dória (42% a 32%) e empata com Datena (ambos com 34%). Assim como os últimos pleitos, a projeção também indica um alto número de votos brancos ou nulos, com 12% na disputa entre Lula e Bolsonaro.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de agosto, com 2.500 entrevistas em 491 municípios das 27 unidades da Federação. Para chegar ao número, o instituto faz centenas dezenas de milhares de telefonemas até que sejam encontradas as pessoas que formem o recorte que corresponde à configuração da sociedade brasileira. São considerados, entre outros fatores, a distribuição de renda e o nível de escolaridade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pesquisa eleições 2022 lula bolsonaro poderdata

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar