Clima de hostilidade e policiamento reforçado marcam eleição em Missão Velha

O pleito ocorre após a Justiça Eleitoral ter anulado registro de candidatura ou cassado o diploma dos candidatos eleitos em 2020

Clima de hostilidade e principio de confusão marcam o dia de votação para prefeito e vice-prefeito no município de Missão Velha, no Ceará. A votação das eleições suplementares acontece neste domingo, 1º. O pleito ocorre após a Justiça Eleitoral ter anulado registro de candidatura ou cassado o diploma dos candidatos eleitos em 2020. Com 35.480 habitantes, o município possui 92 seções, distribuídas em 36 locais.

LEIA TAMBÉM | Disputa "pega fogo" em Missão Velha a seis dias das eleições; deputados entram em campanhas

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Saiba quem são os candidatos que disputam novas eleições para prefeito no Ceará

Estão na disputa Fitinha (PT), da coligação "Unidos pela vontade do povo" e Dr. Lorim (PDT), da coligação "A Esperança do Povo". Os candidatos receberam apoio de figuras representativas de seus partidos em âmbito nacional. O ex-presidente Lula (PT) gravou um vídeo em apoio à Fitinha. Já o Dr. Lorim, teve o apoio registrado do presidenciável e cearense Ciro Gomes (PDT).

Ao se encaminhar para local de votação, a professora Socorro Gomes conta que, apesar de a cidade seguir em clima de rivalidade, a situação atual é bem mais tranquila que a da eleição anterior: "Ano passado, a essa hora, a confusão já estava no meio do mundo. Hoje tem muita polícia, o pessoal dispersa rápido".

Conforme o chefe do cartório de Missão Velha, o analista judiciário Wellington Nogueira, normalmente, a cidade recebe nas eleições cerca de 20 policiais militares para o patrulhamento nas zonas eleitorais. Para a eleição deste domingo, foi mobilizado efetivo sete vezes maior, com 120 policiais militares, 10 policiais civis e dez agentes da polícia federal.

O coordenador da disputa em Missão Velha, o juiz eleitoral Djalma Sobreira Dantas, relata impacto do efetivo reforçado no clima da cidade: "É um exemplo de que, se fosse possível manter um efetivo desses em toda cidade, conseguiríamos sempre reduzir muito o número de ocorrências".

Até por volta de meio dia, apenas uma ocorrência havia sido registrada, com um princípio de carreata no centro da cidade. Advogados dos candidatos em disputa, no entanto, apontam que casos de tentativa de compra de votos estão sendo investigados pelas coligações.

Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Inacio de Alencar Cortez Neto, as urnas seguem abertas até 17 horas deste domingo, quando começa o processo de apuração. A expectativa é que o resultado saia até 22 horas.

Além de candidatos a prefeito e vice-prefeito em Missão Velha, municípios como Martinópole e Pedra Branca também estão tendo eleições suplementares, neste domingo. 

Em Missão Velha, o registro de candidatura de Dr. Washington (MDB), mais votado nas eleições para prefeito do município de Missão Velha, foi indeferido pelo juízo da 16ª Zona Eleitoral e mantido pelo TRE-CE. 

Um recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi negado, monocraticamente, pelo ministro Edson Fachin. Em seguida, foi determinada a realização de novas eleições. Interposto agravo interno pelo candidato, o recurso ainda não foi apreciado pela Corte.

*Com informações do repórter Carlos Mazza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Missão Velha Eleições suplemanteres

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar