Saiba quem são os candidatos que disputam novas eleições para prefeito no Ceará

Eleições suplementares acontecem nas cidades de de Missão Velha, Martinópole e Pedra Branca após a Justiça Eleitoral, neste caso, ter anulado registro das candidatura ou cassado o diploma dos candidatos eleitos em 2020

No próximo domingo, 1º de agosto, candidatos a prefeito e vice-prefeito das cidades de Missão Velha, Martinópole e Pedra Branca disputam o votos dos eleitores por meio da realização das eleições suplementares. O pleito ocorre após a Justiça Eleitoral ter anulado registro de candidatura ou cassado o diploma dos candidatos eleitos em 2020. 

Você sabe quem são os candidatos de cada município? O POVO preparou um panorama:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Missão Velha

O registro de candidatura de Dr. Washington (MDB), mais votado nas eleições para prefeito do município de Missão Velha, foi indeferido pelo juízo da 16ª Zona Eleitoral e mantido pelo TRE-CE.

Um recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi negado, monocraticamente, pelo ministro Edson Fachin. Em seguida, foi determinada a realização de novas eleições. Interposto agravo interno pelo candidato, o recurso ainda não foi apreciado pela Corte. 

Candidatos:

- Fitinha (PT) - Coligação "Unidos pela vontade do povo" 

A petista Fitinha é apoiada pelo ex-presidente Lula (PT). Como era vice candidata a vice nas eleições municipais de 2020, ela tem apoio do prefeito eleito, Dr. Washington (MDB), antigo cabeça de chapa que teve o registro de candidatura indeferido por improbidade administrativa. Agora, assume a candidatura de vice Seu Tião (MDB), pai do político cassado.

- Dr. Lorim (PDT) - Coligação "A Esperança do Povo" 

Em oposição, concorre Dr. Lorim (PDT), candidato que já recebeu apoio do ex-ministro Ciro Gomes (PDT). O pedetista é ex-vice-prefeito do município e foi o nome derrotado por Washington, em 2020. O vice é o vereador Rodrigues Roberto, também do PDT. 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Pedra Branca

No município de Pedra Branca, Antônio Gois (PSD) teve o registro de candidatura indeferido na 59ª Zona Eleitoral. O TRE-CE manteve o indeferimento do registro. Em decisão monocrática, o ministro do TSE Luís Felipe Salomão negou o recurso e manteve o indeferimento do registro. O candidato apresentou desistência da interposição do agravo regimental, homologada pelo relator no último dia 28 de abril. 

Candidatos:

Padre Antônio (PDT) - Coligação "Eu Acredito"

 

Matheus Gois (PSD) - Coligação “Juventude e experiência para uma nova Pedra Branca”

 

Martinópole

Os 9.483 eleitores do município cearense de Martinópole também voltarão às urnas no dia 1º de agosto de 2021. O candidato mais votado também teve problemas com o registro de candidaturas e não chegou a assumir o mandato.

Na sessão de julgamentos do dia 23/2, o TSE decidiu manter o indeferimento do registro de candidatura de James Bel (PP) ao cargo de prefeito de Martinópole nas eleições de 2020.

Os ministros entenderam que James estava inelegível para concorrer ao pleito por ter sido demitido por abandono do cargo de professor da rede municipal de ensino, conforme art. 1º, parágrafo I, da Lei Complementar nº 64/90. A decisão também anulou o pleito para o vice, Felipe Felix (MDB).

Candidatos:

Betão Souza (PP) - “Por um Martinópole cada vez mais forte”

Betão Souza (PP), atual prefeito interino do município e presidente da Câmara municipal, foi escolhido para representar o grupo governista após o ex-prefeito James Bel (PP) renunciar à candidatura. A coligação “Por um Martinópole cada vez mais forte”, composta por representantes das legendas PP e MDB decidiu oficializar uma mudança na chapa nesta semana. A chapa conta ainda com o ex-vereador Filipe Félix, o Filipão (MDB), como candidato a vice-prefeito. 

Júnior Fontenele (PL) - “A esperança do povo é a nossa força”

O adversário continua sendo Júnior Fontenele (PL), da aliança “A esperança do povo é a nossa força”. O vice é Joe Aguiar (Rede).

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar