Bolsonaro e Lula criticam possibilidade de 3ª via nas eleições 2022

Presidente avaliou que candidatos que se apresentarem como alternativa não serão capaz de "atrair a simpatia da população". Lula disse que terceira via é "desculpa" e "invenção"

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líderes nas pesquisas de intenção de voto para 2022, uniram seus discursos nesta terça-feira, 20, para endurecer críticas à movimentação de diversos partidos para a criação de uma "terceira via". Com a aproximação do ano eleitoral, as legendas têm intensificado a corrida por uma candidatura que esteja a parte dos dois nas eleições presidenciais do próximo ano. 

LEIA MAIS l PSDB pode abrir mão de candidatura à Presidência para apoiar outro nome de centro

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

MDB quer lançar Simone Tebet como pré-candidata à Presidência em 2022

Em entrevista à rádio Itatiaia, Bolsonaro afirmou que "não existe terceira via". Ele reconheceu a polarização existente entre ele e o seu adversário petista. ex-presidente Lula. Para o mandatária, qualquer terceira alternativa não será capaz de "atrair a simpatia da população".

"Tem uma passagem bíblica que diz, seja quente ou seja frio, não seja morno. Então terceira via, povo não engole isso aí", disse Bolsonaro. Logo depois continuou: "Não vai dar certo. Não vai agregar, não vai atrair a simpatia da população. Não existe terceira via, está polarizado". 

Já Lula usou as redes sociais para reforçar que a terceira via é uma "desculpa" e "uma invenção dos partidos que não tem candidato". O petista criticou o termo "polarização" usado para definir a situação política do Brasil, afirmando que "de um lado é democracia e do outro é fascismo".

"A 3a via é uma invenção dos partidos que não tem candidato. Falam em polarização... O que tem de um lado é democracia e do outro é fascismo. Quem tá sem chance usa de desculpa a tal da 3a via. Seria importante que todos os partidos lançassem candidato e testassem sua força", publicou Lula no Twitter.

Segundo última pesquisa Datafolha divulgada no dia 9 de julho, o ex-presidente Lula liderança a corrida eleitoral no percentual de intenções de voto, com 46%. Logo depois vem Bolsonaro, com 25%. O levantamento também revelou que os pré-candidatos que se colocam como possível "terceira via" não obtiveram grande sucesso: Ciro Gomes (PDT) tem 8%, enquanto o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), chega a 5% e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM) tem 4%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Lula Bolsonaro eleições 2022 terceira via polarização redes sociais Twitter

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar