Participamos do

Pesquisa Ipec: Bolsonaro perdeu um terço dos eleitores de 2018

Levantamento apontou ainda que 25% dos eleitores que votaram no presidente sinaliza voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022
12:47 | Jun. 28, 2021
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Pesquisa do Instituto Ipec divulgada nesta segunda-feira, 28, pelo jornal O Estado de S. Paulo, aponta que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) perdeu cerca de um terço dos seus eleitores no 2° turno do pleito de 2018. Ao todo, 34% dos entrevistados que disseram ter votado em Bolsonaro naquela ocasião afirmaram que não repetirão o voto no ano que vem.

Outros 44% disseram que "com certeza" votarão em Bolsonaro, caso ele seja candidato, enquanto 18% não o descartam e podem escolhê-lo de novo. O levantamento apontou ainda que 25% dos eleitores que optaram por Bolsonaro em 2018 dizem que "com certeza" votarão no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso ele seja candidato em 2022.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Há ainda 13% dos que votaram em Bolsonaro que consideram Lula como uma possível opção. Em contrapartida, 59% dizem que não votariam no petista. Já entre aqueles que votaram nulo ou em branco no 2° turno de 2018, a pesquisa mostra que metade votaria em Lula e 6% optaria por Bolsonaro no ano que vem.

Daqueles que votaram em Fernando Haddad (PT), no 2° turno daquele ano, apenas 4% consideram votar em Bolsonaro em 2022. Já 93% descartam essa possibilidade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags