PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

Desmanche: Bolsonaro demite José Levi Mello da AGU

É a terceira troca no primeiro escalão do Governo Federal só nesta segunda-feira, 29

Carlos Holanda
18:21 | 29/03/2021
José Levi Mello não assinou ADI de Bolsonaro, protocolada no STF, contra governadores da Bahia, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.  (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
José Levi Mello não assinou ADI de Bolsonaro, protocolada no STF, contra governadores da Bahia, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O advogado-geral da União, José Levi Mello, foi demitido do cargo pelo presidente Jair Bolsonaro, diz o jornal O Globo.  É a terceira troca no primeiro escalão do Governo Federal só nesta segunda-feira, 29. O presidente, segundo a publicação, se incomodou com a ausência da assinatura de Mello na ação direta de inconstitucionalidade (ADI) protocolada por ele no Supremo Tribunal Federal (STF) contra governadores da Bahia, do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul.

Foi mais um movimento do presidente contra medidas adotadas para contenção do número de infectados e mortos pela Covid-19, em constante escalada em vários estados. 

Na decisão em que diz "não" a Bolsonaro, o ministro Marco Aurélio Mello classifica como "erro grosseiro" o ajuizamento da ação sem que houvesse a assinatura do titular da AGU.

"Ante os ares democráticos vivenciados, impróprio, a todos os títulos, é a visão totalitária. Ao Presidente da República cabe a liderança maior, a coordenação de esforços visando o bem-estar dos brasileiros", diz ainda Aurélio Mello em trecho da decisão.

Confira as outras saídas:

Ministro Ernesto Araújo pede demissão das Relações Exteriores

Ministro da Defesa, Azevedo e Silva é segundo a deixar cargo nesta segunda

Secretária de Educação Básica, uma das mais importantes do MEC, pede demissão

TAGS