PUBLICIDADE
Política
NOTÍCIA

"Se continuar discurso xenófobo contra o PT, vai perder gente da base", diz Lula sobre postura de Ciro Gomes

Na avaliação do petista, o comportamento de Ciro não fará com que ele avance na preferência de um eleitorado mais à direita e pode "piorar" desempenho do pedetista nas urnas

14:52 | 08/03/2021
NULL (Foto: )
NULL (Foto: )

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) erra ao engrossar discurso antipetista. Lula afirmou que gosta de Ciro, mas reclamou da sua postura. Para o ex-presidente, Gomes não vai "ganhar votos da direita" e pode ter um desempenho pior nas próximas eleições. No último pleito, Ciro ficou no 3° lugar, com 12,47% dos votos.

"Não tenho problema com Ciro Gomes. Gosto dele de graça, como disse outras vezes. Mas ele está equivocado e precisa compreender. Ele resolveu engrossar o discurso antipetista achando que vai ganhar votos da direita. Não vai. Isso que é grave", disse Lula em entrevista ao jornal El País.

Na avaliação do petista, a postura de Ciro não fará com que ele avance na preferência de um eleitorado mais identificado com a direita. Lula citou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), como possível candidato deste espectro. "Não adianta falar mal do PT e da esquerda achando que vai ganhar voto do Doria. Se continuar discurso xenófobo contra o PT, ele vai perder gente da base dele", alertou.

Também nesta segunda-feira, 8, Ciro aprofundou o racha com a cúpula nacional do PT ao dizer que petistas são uma "quadrilha", durante entrevista ao colunista Kennedy Alencar, do UOL. Gomes citou petistas que apoia, mas reforçou ter problemas com o “lulopetismo corrupto e desinteressado com a sorte do Brasil".

O ex-ministro também aproveitou para criticar o debate em torno da elegibilidade do ex-presidente Lula. Nas últimas semanas, Ciro tem reforçado seu rompimento com o PT; chegando a dizer que sua tarefa é "necessariamente derrotar o PT no primeiro turno" de 2022.