Baleia Rossi oficializa candidatura à presidência da Câmara

O deputado tem apoio 11 partidos e do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele disputa com Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) oficializou na tarde desta quarta-feira, 6, sua candidatura à Presidência da Câmara dos Deputados. Representante do bloco do atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), o parlamentar angariou apoio de 11 partidos, inclusive de oposição como o PT (maior bancada da Casa), para disputar contra Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Rossi já havia sido anunciado candidato pelo bloco de Maia em 23 de dezembro, mas ainda não houve um ato formal. Isso porque o grupo tentava costurar apoios com a oposição. O evento ocorre sobre o slogan “Baleia Rossi – Câmara livre. Democracia viva”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os partidos – PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede – que apoiam Rossi somam 261 deputados que, em teoria, garantiriam sua eleição. Mas, como a votação é secreta, há expectativa de votos dissidentes. O grupo de Lira, por sua vez, teria pelo menos 195 parlamentares garantidos pelos apoios partidários oficiais.

Lira já iniciou sua campanha com viagens a estados do Norte. Entre parlamentares que o acompanham estão nomes do DEM e do PSDB, legendas que estão oficialmente no bloco de apoio a Rossi. 

A ideia do emedebista é começar viagens pelo país na sexta-feira, 8, com ida ao Piauí, em busca de apoio político dos diversos grupos. Na segunda-feira, 11, Rossi deve visitar Santa Catarina e Brasília. Já na terça-feira, 12, a comitiva estará em Goiás.

O parlamentar também virá ao Ceará na próxima quarta-feira, 13 de janeiro, visando aproximação com parlamentares da bancada cearense em busca de votos para a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Em momento de fala, o candidato afirmou que, apesar das divergências entre as siglas que compõem o seu bloco, há uma união para defender a democracia e a liberdade do Parlamento. "Vivemos um momento histórico, sim, e vale esse registro porque, desde a redemocratização do nosso país, nós não tínhamos um movimento de união de partidos que pensam diferente formando uma frente ampla”, disse.

Baleia terá como adversário principal o líder do PP e do Centrão, Arthur Lira (PP-AL). O parlamentar,  predileto do presidente da República, Jair Bolsonaro, já conseguiu apoio do PL, PP, PSD, Republicanos, Solidariedade, Pros, Patriota, PSC e Avante. Reunidas, as legendas reúnem 196 parlamentares. O PTB também deve se unir ao grupo.

Acompanhe o evento de lançamento da candidatura:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Baleia Rossi Câmara dos Deputados eleição Câmara dos Deputados Rodrigo Maia Baleia Rossi presidente Câmara dos Deputados

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar