PUBLICIDADE
Política
Noticia

Sarto, Élcio e vereadores tomam posse; nova Mesa Diretora é eleita

A Mesa Diretora foi eleita de forma consensual, incluindo governo e oposição. Sarto toma possa em seguida

Marília Freitas
11:51 | 01/01/2021
Sarto e Élcio Batista tomam posse na Câmara como prefeito de Fortaleza e vice-prefeito (Foto: reprodução/vídeo)
Sarto e Élcio Batista tomam posse na Câmara como prefeito de Fortaleza e vice-prefeito (Foto: reprodução/vídeo)

O prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira (PDT), tomou posse do cargo hoje, 1º, em solenidade na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), ao lado do vice-prefeito Élcio Batista (PSB). De lá, irá ao Paço Municipal para cerimônia de transmissão do cargo. Sem público devido ao decreto de isolamento social vigente, o evento foi transmitido pela TV Fortaleza (7.1), pelo canal Terra do Sol (42.1) e pelas redes sociais de Sarto. A cachorrinha Marrion participou da cerimônia e foi citada na solenidade.

Primeiro discurso de Sarto como prefeito: "Não há espaço para o negacionismo que despreza a ciência"

Assista:

Por volta das 15 horas, foram empossados os 43 vereadores eleitos. Em seguida, por unanimidade, eles elegeram a nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2021-2022. A eleição tem chapa única, de consenso, que recebeu os votos dos 43 vereadores. A chapa tem presença de partidos de governo e oposição, incluindo o Pros e o PT, este último cuja situação é objeto de disputa.

Clique na imagem para abrir a galeria
 

A chapa que comandará a Câmara Municipal de Fortaleza nos próximos dois anos ficou com a seguinte composição:

Presidente: Antônio Henrique PDT

1º Vice: Adail Júnior PDT

2º Vice: Ana Paula PDT

3º Vice: Eudes Bringel PSB

1º Secretário: Julierme Sena Pros

2º Secretário: Guilherme Sampaio PT

3º Secretário: Kátia Rodrigues Cidadania

1º Suplente: Francisca das Chagas (Tia Francisca ) PL

2º Suplente: José Freire PSD

3º Suplente: Cônsul do Povo Erivaldo Xavier PSC

 

Vereador com mais mandatos, o irmão do prefeito Sarto, Elpídio Nogueira (PDT), presidiu a sessão até a eleição da Mesa e passou a condução a Antônio Henrique (PDT), presidente na legislatura anterior e que foi novamente eleito para outro mandato na Mesa.

Foram 1.359 concorrentes às 43 vagas da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Dessas, 20 são reeleições. A composição final da CMFor segue um padrão de homens brancos, com média de 46 anos e Superior completo para representar um eleitorado fortalezense em sua maioria feminino, entre 35 a 39 anos e com ensino médio completo, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

LEIA TAMBÉM | O que esperar dos novos vereadores de Fortaleza?

Sarto recebeu 668.652 votos contra 624.892 de Capitão Wagner (Pros). Na última semana, o pedetista anunciou os titulares da equipe de governo que assumirá secretarias do município a partir de janeiro de 2021. A maior parcela do orçamento municipal estará na mão de mulheres, incluindo algumas das principais pastas, como Finanças, Saúde e Educação. Os nomes do 2º escalão municipal também foram anunciados pelo eleito.

Podcast Jogo Político: