Sarto, Élcio e vereadores tomam posse; nova Mesa Diretora é eleita

A Mesa Diretora foi eleita de forma consensual, incluindo governo e oposição. Sarto toma possa em seguida

O prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira (PDT), tomou posse do cargo hoje, 1º, em solenidade na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), ao lado do vice-prefeito Élcio Batista (PSB). De lá, irá ao Paço Municipal para cerimônia de transmissão do cargo. Sem público devido ao decreto de isolamento social vigente, o evento foi transmitido pela TV Fortaleza (7.1), pelo canal Terra do Sol (42.1) e pelas redes sociais de Sarto. A cachorrinha Marrion participou da cerimônia e foi citada na solenidade.

Primeiro discurso de Sarto como prefeito: "Não há espaço para o negacionismo que despreza a ciência"

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Assista:

Por volta das 15 horas, foram empossados os 43 vereadores eleitos. Em seguida, por unanimidade, eles elegeram a nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2021-2022. A eleição tem chapa única, de consenso, que recebeu os votos dos 43 vereadores. A chapa tem presença de partidos de governo e oposição, incluindo o Pros e o PT, este último cuja situação é objeto de disputa.

Clique na imagem para abrir a galeria
 

A chapa que comandará a Câmara Municipal de Fortaleza nos próximos dois anos ficou com a seguinte composição:

Presidente: Antônio Henrique PDT

1º Vice: Adail Júnior PDT

2º Vice: Ana Paula PDT

3º Vice: Eudes Bringel PSB

1º Secretário: Julierme Sena Pros

2º Secretário: Guilherme Sampaio PT

3º Secretário: Kátia Rodrigues Cidadania

1º Suplente: Francisca das Chagas (Tia Francisca ) PL

2º Suplente: José Freire PSD

3º Suplente: Cônsul do Povo Erivaldo Xavier PSC

 

Vereador com mais mandatos, o irmão do prefeito Sarto, Elpídio Nogueira (PDT), presidiu a sessão até a eleição da Mesa e passou a condução a Antônio Henrique (PDT), presidente na legislatura anterior e que foi novamente eleito para outro mandato na Mesa.

Foram 1.359 concorrentes às 43 vagas da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Dessas, 20 são reeleições. A composição final da CMFor segue um padrão de homens brancos, com média de 46 anos e Superior completo para representar um eleitorado fortalezense em sua maioria feminino, entre 35 a 39 anos e com ensino médio completo, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

LEIA TAMBÉM | O que esperar dos novos vereadores de Fortaleza?

Sarto recebeu 668.652 votos contra 624.892 de Capitão Wagner (Pros). Na última semana, o pedetista anunciou os titulares da equipe de governo que assumirá secretarias do município a partir de janeiro de 2021. A maior parcela do orçamento municipal estará na mão de mulheres, incluindo algumas das principais pastas, como Finanças, Saúde e Educação. Os nomes do 2º escalão municipal também foram anunciados pelo eleito.

Podcast Jogo Político:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

posse de prefeito camara municipal posse do prefeito posse prefeito josé sarto câmara municipal de fortaleza fortaleza secretariado sarto portal do servidor de fortaleza prefeito de fortaleza sarto nogueira jose sarto vice prefeito de fortaleza roberto claudio prefeito

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar