Participamos do

Ex-ministro Sergio Moro consegue inscrição na OAB e já pode advogar, afirma colunista

A possibilidade de Moro exercer a profissão gerava polêmica após a atuação dele como juiz ser questionada com vazamentos de mensagens em 2019
14:10 | Set. 17, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, se inscreveu na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Paraná e obteve a carteira para o exercício da profissão. Agora, ele está inscrito com o número 105239, no Conselho Seccional paranaense. A informação foi publicada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, nesta quinta-feira, 17.

A possibilidade de Moro exercer a profissão gerava polêmica. Advogados, liderados pelo Grupo Prerrogativas, já tinham anunciado que entrariam com recurso para impugnar a decisão, alegando que a atuação dele como juiz desrespeitava os advogados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Essa oposição foi reforçada pelos vazamentos de supostas conversas entre Moro e o coordenador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, em 2019. Mensagens divulgadas pelo site The Intercept Brasil traziam diálogos que apontavam que o então magistrado direcionou o andamento da operação que resultou na prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Na época, o Conselho do Ministério Público abriu procedimento administrativo para investigar a conduta de procuradores da força-tarefa. Já a OAB defendeu que as supostas conversas entre Moro e Dallagnol mostram uma "possível relação de promiscuidade na condução de ações penais no âmbito da Operação Java Jato".

LEIA MAIS | Mensagens The Intercept: “Moro ultrapassou limites”, afirma presidente da OAB no Ceará

O ex-ministro classificava o movimento contra a entrada dele na ordem de "revanchismo" similar ao que já tinha atingido o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.

Em nota, sobre suas decisões, Moro disse: "como juiz, foram mantidas, quase integralmente, pelas Cortes recusais e as que não foram, entendo como parte natural do campo de divergências jurídicas."


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar