Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Dez dias após carta de repúdio às declarações de Bolsonaro, governadores lançam Consórcio do Nordeste

Entre as criações está a elaboração de uma versão regional do programa Mais Médicos e uma Central de Compras para realizar licitações conjuntas
15:00 | Jul. 29, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Dez dias após declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e assinatura da carta de repúdio dos governadores do Nordeste às falas do pesselista, o Consórcio dos Estados do Nordeste foi lançado nesta segunda-feira, 29, em Salvador, na Bahia. Na ocasião, sete dos nove governadores da região se reuniram para apresentar a criação de projetos que serão desenvolvidos entre os estados. A vice-governadora Izolda Cela representou o Ceará durante o encontro.

Entre as criações está a elaboração de uma versão regional do programa Mais Médicos e uma Central de Compras para realizar licitações conjuntas. Durante o encontro, também foram apresentados os projetos de integrações estaduais e sistemas de informação que devem organizar os indicadores para o planejamento e ações do consórcio, de acordo com o Plano Nacional de Desenvolvimento do Nordeste. Também será criada uma agenda internacional que buscará parcerias institucionais e financiamentos para projetos com outros países.

Além disso, durante a reunião foi apresentado o programa Nordeste Conectado, que visa conectar as regiões através da fibra óptica. Também foi apresentado a elaboração de estudos para a criação de um fundo de investimentos que devem estimular a atração e ampliação de empresas do Nordeste, que funcionará como uma agência regional.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os governadores também discutiram sobre a implementação das ações asseguradoras do Sistema Único de Segurança (SUSP) para estimular a execução de medidas conjuntas de combate ao crime e a violência.

Criado desde março, o Consórcio dos Estados do Nordeste reuniu projetos e, antes de ser aprovado, passou por votações nas assembleias legislativas dos respectivos estados, até sua aprovação no dia 29 de maio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar