Equador ordena 'evacuação preventiva' de praias nas Ilhas Galápagos, sob aviso de tsunami

Equador ordena 'evacuação preventiva' de praias nas Ilhas Galápagos, sob aviso de tsunami

País emite alerta de tsunami e ordena evacuação em Galápagos após terremoto histórico na costa da Rússia; veja mais informações sobre os alertas

O Equador ordenou a evacuação preventiva de praias, docas e áreas baixas nas turísticas Ilhas Galápagos, a 1.000 km do continente, devido a um alerta de tsunami após o terremoto de magnitude 8,8 na costa leste da Rússia, informou a Secretaria de Riscos. 

"Um nível de advertência de tsunami foi estabelecido para a região insular (Galápagos), o que implica a suspensão imediata das atividades marítimas, além da evacuação preventiva de praias, docas e áreas baixas", afirmou o comunicado. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

LEIA MAIS | Japão rebaixa alertas de tsunami para várias regiões do país

O forte terremoto atingiu a costa russa da Península de Kamchatka, onde várias pessoas ficaram feridas, e disparou alertas de tsunami em ambos os lados do Pacífico, incluindo Japão e Havaí. 

Alerta de tsunami prevê ondas de até 1,4 metro

O Instituto Oceanográfico Marinho (Inocar) também alertou para a possível chegada de ondas de até 1,4 metro de altura por volta das 9h locais (12h no horário de Brasília) desta quarta-feira.

Por meio de alto-falantes, as autoridades de Galápagos alertaram a população do arquipélago, onde a maioria das ilhas está desabitada, mas que possuem flora e fauna únicas no mundo.

>> SIGA o canal de Últimas Notícias O POVO no WhatsApp

Tremor na Rússia aciona alerta em países do Pacífico

Vários tsunamis atingiram partes do Extremo Oriente da Rússia e o norte do Japão, com alertas emitidos em toda a bacia do Pacífico, incluindo vários países latino-americanos, após um forte terremoto na costa leste da Rússia. 

O terremoto de magnitude 8,8 foi o mais forte desde 1952 na região de Kamchatka, segundo o Serviço Geofísico da Academia Russa de Ciências. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar