Papa Francisco completa três semanas de internação e mantém saúde estável
Conforme o Vaticano, a situação de saúde do sumo pontífice parece estável em um quadro complexo
09:30 | Mar. 07, 2025
No início da manhã desta sexta-feira, 7 de março, a Santa Sé informou que o papa Francisco “teve uma noite tranquila e acordou pouco depois das 8h”. “A situação parece estável dentro de um quadro complexo”, completa.
Conforme o boletim anterior, publicado na noite de ontem, a saúde de Francisco permanece estável e ele não apresentou episódios de insuficiência respiratória desde o último domingo, 2.
A Sala de Imprensa do Vaticano informou ainda que, mesmo que não haja o boletim médico sobre a saúde do sumo pontífice nesta sexta-feira, a Sala de Imprensa fornecerá algumas informações sobre o líder católico. Desde a internação do santo padre, em 14 de fevereiro, dois boletins diários são divulgados.
O sobre o padre segue reservado. O termo médico é utilizado para casos complexos nos quais não há como prever, naquele momento, as chances de recuperação do paciente. Situação é compreensível diante da idade avançada do jesuíta argentino bem como por seu histórico de saúde.
Com voz cansada, papa Francisco divulga mensagem aos fieis; VEJA
Papa Francisco está internado há três semanas
Este é o 21º dia de internação do sumo pontífice, que trata uma pneumonia bilateral. Com a hospitalização, Francisco não pôde celebrar a missa da Quarta-feira de Cinzas no último dia 5 de março.
O papa ordenou a transparência da situação médica com boletins divulgados diariamente, pela manhã e à noite, diferenciando-se de seus antecessores, que mantiveram diagnósticos em sigilo.
Nesta manhã, conforme divulgou o Vaticano, Francisco deu continuidade aos tratamentos prescritos, realizando fisioterapia motora e alternando entre ventilação mecânica à noite e oxigenação de alto fluxo durante o dia, com o uso de cânulas nasais.
Papa envia mensagem de voz a fiéis
Na quinta-feira à noite, pela primeira vez, o Vaticano divulgou uma mensagem de áudio na qual o papa agradece, em espanhol e com voz cansada, as orações por sua saúde.
“Agradeço de todo o coração pelas suas orações pela minha saúde desde a praça, acompanho vocês daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem os cuide. Obrigado”, disse Jorge Bergoglio na mensagem que, segundo o Vaticano, foi gravada na própria quinta-feira.
O áudio, de 27 segundos, foi divulgado no início da oração do Rosário pela saúde do papa e foi recebida com aplausos de centenas de fiéis reunidos na praça de São Pedro.
“Fiquei impactada ao ouvi-lo tão cansado”, declarou na quinta-feira à AFP Claudia Bianchi, uma fiel italiana de 50 anos. “Mas foi um sinal positivo. Dá esperança saber que ele ainda tem forças para falar e parece que sempre quer estar conosco”, disse Alessandra Dalboni, de 53 anos.
John Maloney, um inglês de 76 anos, não esperava “ouvi-lo tão rapidamente”, considerando as notícias sobre sua saúde. “É um bom sinal que ele realmente seja capaz de falar”, acrescentou o homem, que está em Roma em peregrinação pelo Jubileu.
Francisco não fez nenhuma aparição pública desde 14 de fevereiro, quando foi hospitalizado no hospital Gemelli de Roma.
Saúde do papa Francisco: o que aconteceu?
O sumo pontífice recebeu o diagnóstico de “infecção polimicrobiana” no trato respiratório. A condição ocorre quando vários tipos de microrganismos, como bactérias, vírus ou fungos, infectam o corpo simultaneamente, o que demandou uma mudança em seu tratamento.
No caso do papa Francisco, a infecção afetou uma região vulnerável para ele, devido a problemas de saúde anteriores. Uma tomografia torácica à qual o santo padre foi submetido dias após a internação mostrou o aparecimento da pneumonia. (Com AFP)