Avião retorna ao aeroporto após se chocar com gaivotas

Um incidente com aves forçou o retorno de um avião da Azores Airlines, que foi substituído em Ponta Delgada, Portugal, resultando em atraso de 2 horas

Uma aeronave da empresa Azores Airlines, de Portugal, precisou retornar ao aeroporto de origem na tarde de quinta-feira, 2 de janeiro, após um bird strike (colisão com aves) que afetou os dois motores. Após o incidente, o avião foi mantido em solo para inspeção pela equipe de engenharia e manutenção da companhia aérea.

CONFIRA o que se sabe sobre os últimos momentos do acidente de avião na Coreia do Sul

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo informações do site Flightradar24, o avião, modelo Airbus A320-200, decolou do Aeroporto João Paulo II às 14h39, mas retornou menos de 30 minutos depois, pousando às 15h07. A colisão teria ocorrido com um grupo de gaivotas.

A aeronave, que seguia de Ponta Delgada para Lisboa, retornou ao Aeroporto João Paulo II em cumprimento aos protocolos de segurança estabelecidos para esse tipo de situação.

Atraso de duas horas

Os passageiros do voo, que deveriam chegar a Lisboa por volta das 17h00 (horário local), precisaram ser transferidos para outra aeronave, modelo A321-253N. O voo foi retomado e os passageiros partiram de Ponta Delgada pela segunda vez, chegando à capital portuguesa com um atraso de aproximadamente duas horas.

Segundo o portal G1, testemunhas relataram que as gaivotas estavam na pista e, no momento da decolagem, alçaram voo, cruzando o caminho da aeronave.

Um problema frequente

Colisões entre aviões e aves não são incomuns nos aeroportos ao redor do mundo. A presença de aves próximas às pistas representa um desafio constante para a segurança operacional.

Número de mortes no Brasil por acidente aéreo em 2024 é o maior em onze anos; SAIBA MAIS

Nesses casos, a prioridade é garantir a segurança dos passageiros e da tripulação, bem como preservar a integridade da aeronave. O impacto de uma ave, especialmente em alta velocidade, pode causar danos significativos a motores, janelas e outras partes essenciais da aeronave.

Embora existam protocolos rigorosos para lidar com essas situações, cada incidente é avaliado individualmente para prevenir futuros problemas.

Colisões entre aviões e aves já inspiraram filmes

O “Milagre no Hudson” é um dos casos mais emblemáticos de colisão com aves, destacando a importância do treinamento e da resposta rápida da tripulação. Em 2009, um A320 da US Airways realizou um pouso de emergência no rio Hudson, em Nova York, após ambos os motores falharem devido a uma colisão com aves.

O incidente não apenas salvou vidas, mas também aumentou a conscientização global sobre a necessidade de estratégias eficazes de gerenciamento da avifauna nos aeroportos. Esse caso foi a inspiração para o filme Sully: O Herói do Rio Hudson.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar