Gato cai em tanque com substância química tóxica e acende alerta em cidade japonesa

A substância química, o cromo hexavalente, causa irritações cutâneas, perfurações no septo nasal e até tumores nos pulmões

Desde segunda-feira, 11, os moradores da cidade de Fukuyama, no Japão, estão em estado de alerta após um gato cair em um tanque de produtos químicos.

As autoridades locais emitiram orientações para que os residentes evitem qualquer contato ou aproximação do felino. O incidente ocorreu em um reservatório contendo cromo hexavalente (CrO3).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Substância química pode ser nocivo aos humanos

O composto químico pode ser encontrado em fábricas de soldagem e siderúrgicas. Em humanos, o químico pode causar irritação na pele, nos pulmões, causar perfuração no septo nasal e tumores malignos nos pulmões.

Gato contaminado com cromo hexavalente acende alerta em cidade do Japão


O incidente ocorreu na noite de domingo, 10, mas o rastro de cromo hexavalente deixado pelo felino só foi descoberto no dia seguinte. Na ocasião, um funcionário da empresa Nomura Mekki, especializada em revestimentos metálicos, notou pegadas de gato na direção do tanque.

O tanque em questão tem cerca de três metros de profundidade. As câmeras de vigilância registraram o animal caminhando normalmente após ter contato com o cromo hexavalente. Em entrevista ao Yahoo, Akihiro Kobayashi, gerente da fábrica, revelou que o reservatório de CrO3 é revestido apenas por um tecido, o qual foi encontrado levemente rasgado na manhã seguinte, segunda-feira, 11.

De acordo com Kobayashi, o cromo hexavalente atinge uma temperatura aproximada de 50 graus. Acredita-se que o animal tenha subido no tanque para se aquecer, já que, nesta época do ano, a temperatura em Fukuyama varia de 1º a 20º Celsius.

 

Buscas estão sendo feitas na região de Fukuyama para encontrar o gato. Segundo a prefeitura da cidade, não há certeza se o felino está vivo. Autoridades locais orientaram que os moradores não podem, em hipótese alguma, tocar no animal e que devem contatar a polícia caso encontrem o gato.

LEIA MAIS | Radioatividade, o grande perigo invisível

Relembre outros acidentes com substâncias tóxicas na história recente

Acidentes e incidentes com produtos químicos já aconteceram em outras épocas. A segunda metade do século 20 ficou marcada por diversas tragédias envolvendo agentes químicos.

O mais conhecido se deu nas proximidades da cidade de Pripyat, na antiga União Soviética (URSS), em abril de 1986. Lá, o reator número 4 da Usina Nuclear de Chernobyl explodiu durante um teste de capacidade da turbina. Segundo a BBC, oficialmente 31 pessoas morreram imediatamente após o desastre.

No Brasil, um ano depois do acidente na URSS, ocorreu o acidente radiológico de Goiânia. Na ocasião, mais de 120 pessoas foram infectadas e 4 morreram devido à exposição ao Césio-137.

Considerado o maior acidente radiológico do mundo, o caso de Goiânia se deu devido ao descarte irregular de um aparelho radiológico onde, em seu interior, continha a substância tóxica. Segundo dados da Assembleia Legislativa de Goiás, mais de 3.500 metros cúbicos de resíduos e objetos infectados tiveram que ser descartados.

LEIA MAIS | Foguete espacial de empresa privada japonesa explode segundos após o lançamento

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

gato cai de tanque gato com substancia toxica cidade japonesa em alerta

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar