"Síndrome da Bela Adormecida" faz jovem dormir por até 20 horas seguidas todos os dias
A jovem sofre com esse transtorno desde os 14 anosErin Bousquet é uma jovem de 19 anos que há anos dorme 20 horas por dia, todos os dias. O comportamento da jovem intriga médicos e causa constrangimentos entre seus familiares. O caso começou em 2017 quando a moradora de Nebraska, nos Estados Unidos, tinha apenas 14 anos e apresentava dificuldades para se manter acordada, além de sinais de letargia.
Foi apenas três anos depois dos primeiros sinais que Erin foi consultada por um neurologista, em 2020, e o diagnóstico foi de Síndrome de Kleine-Levin (KLS), segundo relata a família ao Washington Post.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Esse distúrbio tem como característica causar sonos longos que podem durar durante dias, semanas e se repetem de maneira imprevisível. Sua mãe, Kristen Bousquet, chegou a acreditar que a filha estava brincando.
“Estávamos determinados a encontrar o médico certo e não apenas nos contentar com uma resposta fácil ou iniciar medicamentos aleatórios”, disse Kristen ao Washington Post
"Síndrome da Bela Adormecida"
Os pacientes portadores da KLS - também conhecida como "Síndrome da Bela Adormecida" - também desenvolvem quadros de irritabilidade, amnésia, desorientação e apetite elevado. Não há, no entanto, explicações que concluam as prováveis causas para que o distúrbio ocorra.
É possível que aconteça por meio de fatores genéticos e questões relacionadas a parte do cérebro responsável por controlar o sono e o apetite. Antes de o diagnóstico ser oficializado, especialistas apontavam a possibilidade do problema se tratar de um transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM).
Relacionamentos afetados
Dormir 20 horas por dia afetou não só a personalidade de Erin, mas a maneira de relacionamento com as pessoas. Isto porque enquanto dormia, eventos sociais de amigos e familiares ocorriam. Ela deixou de comemorar seu aniversário de 18 anos por estar dormindo. "A parte mais difícil pra mim é saber que perdi tantas coisas ao longo dos anos", lamentou a jovem.