Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

México recupera 2.522 peças pré-hispânicas em posse de família espanhola

Entre os objetos recuperados que chegaram de Barcelona se destacam desenhos talhados em pedra, pontas de flecha, vasos e pratos
14:51 | Jul. 26, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

O governo mexicano informou, nesta terça-feira, 26, que recuperou 2.522 peças pré-hispânicas que estavam em posse de uma família espanhola de Barcelona. O México está em campanha para resgatar o patrimônio histórico retirado ilegalmente do país. Esses objetos, dos quais 1.371 estão relativamente íntegros e os demais em fragmentos, já estão sob os cuidados do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) e serão exibidos a partir desta terça-feira no Museu do Templo Mayor, no centro da capital mexicana.

"Esta é a mais importante recuperação de peças arqueológicas feitas por iniciativa dos proprietários, que apenas pediram para manter o nome da família em segredo", disse o chanceler Marcelo Ebrard em sua habitual entrevista matutina.

Entre os objetos recuperados que chegaram de Barcelona se destacam desenhos talhados em pedra, pontas de flecha, vasos e pratos. Segundo Ebrard, o atual governo conseguiu recuperar 8.970 peças desde que assumiu o poder em 2018. A maioria estava na Europa e algumas, as mais importantes, seriam leiloadas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"O patrimônio arqueológico e cultural do México no exterior está sendo recuperado [...] milhares de peças arqueológicas que foram roubadas", afirmou o presidente Andrés Manuel López Obrador na mesma coletiva de imprensa.

Ebrard explicou que as casas de leilão e os governos de outros países normalmente pedem ao México que exponha suas peças. Em alguns casos, afirmou, o governo exige aos vendedores que comprovem "a legalidade da origem" dos objetos.

Alguns foram recuperados em operações policiais como na Itália, em 2021, e na Bélgica, em março deste ano, onde um leilão foi interrompido a pedido do governo mexicano. Há também objetos devolvidos voluntariamente por museus e proprietários.

Confira imagens das peças recuperadas pelo governo mexicano:

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar