Beluga: entenda por que o avião tem formato de uma baleia

A decisão sobre o formato da aeronave partiu dos próprios funcionários da Airbus. O avião está previsto para pousar em Fortaleza às 16 horas deste domingo, 24,

Ele rasga o céu como uma ave, mas se parece mesmo é com uma baleia de olhos brilhantes e sorridente. O avião cargueiro Beluga, que está previsto para pousar em Fortaleza às 16 horas deste domingo, 24, é considerado um dos mais exóticos do mundo por ter o formato da baleia. Mas por qual motivo a aeronave se parece com o animal marinho? 

O avião Beluga XL, da Airbus, foi criado para substituir o primeiro Beluga, o Airbus A300-600ST, que está em operação desde a década de 1990. Ele é uma aeronave de carga e tem 18,9 metros de altura, 63,1 metros de comprimento e fuselagem de 8,8 metros de diâmetro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No primeiro pouso na América Latina, o avião chega a Fortaleza por volta das 16 horas deste domingo e ficará estacionado no pátio próximo ao Terminal de Cargas Internacional. Quem desejar fotografar ou somente ver a aeronave tem autorização para fazer isso apenas do lado de fora do aeroporto. 

Referência ao animal foi decisão de funcionários

Em entrevista à CNN, Travel Bertrand George, chefe do programa Beluga XL, disse que o modelo ganhou a admiração até mesmo de crianças. A reação não é a toa, já que o formato escolhido para o equipamento foi a da baleia Beluga, conhecida também como baleia-branca, que habita a região ártica e subártica.

A decisão sobre o formato da aeronave partiu dos próprios funcionários da Airbus. Isso porque foi realizado uma votação para saber em qual modelo o avião seria, e o da baleia ganhou com 40% dos votos. 

Baleia beluga, também conhecida como baleia-branca
Baleia beluga, também conhecida como baleia-branca (Foto: AFP)

O formato também é resultado de uma cabine de piloto rebaixada e de amplos compartimento de carga e traseira. Essa combinação facilitou para que a carinha da frente do avião se parecesse com a do animal.

Apesar da aparência fofa, o equipamento é um dos maiores cargueiros do mundo em se tratando de volume e segue disponível para o transporte de cargas de maiores dimensões. Para quem gostaria de viajar na "baleia voadora", uma má noticia: ela não transporta passageiros.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

beluga fortaleza avião beluga beluga chega fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar