França proíbe venda de cães e gatos em pet shops a partir de 2024

A venda de filhotes em pet shops estará proibida a partir de 1º de janeiro de 2024. Eles não poderão mais ser expostos em vitrines e sua venda online será melhor regulamentada

Nesta quinta-feira, 18, foi aprovado na França um projeto de lei de "combate ao abuso de animais", cujo texto proíbe a venda de filhotes de cães e gatos em pet shops e, progressivamente, a presença de animais selvagens em circos. A venda de filhotes em pet shops será oficialmente proibida a partir de 1º de janeiro de 2024. Os animais não poderão mais ser expostos em vitrines e a venda na internet será melhor regulamentada.

O texto, negociado há quase um ano, significa o futuro de 1.000 animais selvagens existentes nos 120 circos itinerantes no país.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Esta é uma lei arbitrária, já que não há abuso de animais nos nossos circos", disse William Kerwich, presidente do sindicato do setor, à AFP, anunciando uma "mobilização" na segunda-feira, 22.

Sobre os animais de estimação, o ministro da Agricultura, Julien Denormandie, comemorou no Twitter e disse que eles não são "nem brinquedos, nem mercadorias, nem produtos de consumo". Denormandie acredita ser "um importante avanço" no combate ao abandono desses animais na França.

Um em cada dois franceses possui um bichinho de estimação, mas cerca de 100.000 pets são abandonados por ano no país. A proposta aprovada pelo Senado torna as penas mais rígidas casos de abandono e maus-tratos de animais.

A lei também considera o ato de matar voluntariamente um animal de estimação um crime, de maneira que os condenados por maus-tratos terão de fazer um curso de conscientização.

Para o Partido Animalista, ambientalistas e algumas siglas de esquerda, porém, a lei não vai longe o suficiente para lutar contra o abuso de animais como um todo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Cães e gatos França pets cachorro gato maus-tratos contra animais circo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar