Novo programa Federal pretende "cuidar de animais silvestres em situação de risco"

A iniciativa é do Ministério do Meio Ambiente. O programa Resgate+ pretende cuidar de animais silvestres em situação de risco, como vítimas de queimadas e atropelamentos

Animais silvestres são aqueles que não passaram pelo processo de domesticação - como os cães e gatos -, são animais que nascem e vivem na natureza. Para essa categoria, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou um projeto que visa "cuidar de animais silvestres em situação de risco, como vítimas de queimadas e atropelamentos", informa o MMA, em nota. Intitulado de de Programa Nacional de Resgate de Fauna Silvestre, o Resgate+ foi publicado por meio da Portaria nº 455, e anunciada no Diário Oficial da União na quarta-feira, 6.

Conforme o documento, o Programa Resgate+ tem por finalidade de propiciar a implementação de ferramentas para o afugentamento, resgate, atendimento médico veterinário primário e de emergência, e assistencialismo de fauna silvestre, em situação de risco e vulnerabilidade, nos seis biomas brasileiros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Conheça pontos do Projeto de Lei para proteção de animais no Ceará

177 cearenses são classificados em ranking de pesquisadores influentes da América Latina

“Ainda no âmbito das metas do Resgate+, figuram a redução da perda de biodiversidade da fauna em decorrência de eventos naturais extremos ou acidentes ambientais causados por ação humana; além da orientação da destinação adequada dos animais atendidos em operações de resgate e assistência”, informa o Ministério.

Ainda conforme a portaria, o programa buscará articular e desenvolver parcerias com outros órgãos governamentais, o setor privado e a sociedade civil, visando a implementação dos seus objetivos e o estabelecimento de regramento próprio relativo aos prazos e condições do projeto. 

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ministério do Meio Ambiente Resgate+

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar