Marinha dos EUA destitui comandante de submarino que colidiu na Ásia

Investigação concluiu que acidente, acontecido no começo de outubro, era evitável; comandante Cameron Aljilani e dois outros oficiais na cadeia de comando foram removidos de suas posições

A Marinha dos Estados Unidos destituiu o oficial comandante e outros dois tripulantes da cadeia de comando de um submarino nuclear que se chocou contra uma montanha subaquática, ao afirmar que o acidente, ocorrido em 2 de outubro, era evitável.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O oficial comandante, Cameron Aljilani; o oficial executivo, Patrick Cashin, e o chefe da embarcação, Cory Rodgers, foram removidos de suas posições após uma investigação sobre o acidente submarino ocorrido na região disputada do Mar do Sul da China, no Oceano Pacífico. Após a colisão, a embarcação USS Connecticut foi forçada a navegar na superfície por uma semana até chegar a Guam, uma ilha no Oceano Pacífico sob controle dos EUA. Após a avaliação dos danos, o submarino retornará para a base de Bremerton, no estado de Washington, na costa oeste dos EUA, para passar por reparos.

"A avaliação do sonar, a tomada de decisão prudente e a aderência aos procedimentos necessários no planejamento da navegação, além da observação do trabalho da equipe e do gerenciamento de riscos, poderiam ter evitado o acidente", informou nesta sexta-feira (5, noite de quinta-feira em Brasília) a Sétima Frota da Marinha dos Estados Unidos, sediada no Japão, em comunicado.

Acidente com submarino nuclear feriu 11 tripulantes

Na semana passada, a Marinha americana informou que uma investigação havia revelado que o submarino atingira um "monte" não mapeado enquanto patrulhava sob a superfície. Onze tripulantes ficaram feridos no acidente. Segundo os relatos, a batida danificou os tanques de lastro na proa do submarino, mas seu gerador nuclear não sofreu danos.

A Marinha americana costuma realizar operações na região para desafiar as reivindicações territoriais da China sobre pequenas ilhas, arrecifes e atóis, que também são reivindicados por outros países da região, como Filipinas e Vietnã. Com a decisão do vice-almirante Karl Thomas, comandante da Sétima Frota, Aljilani foi substituído por um comandante interino.

Mais notícias internacionais

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

submarino nuclear estados unidos mar do sul da china acidente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar