Dia Mundial dos Animais é comemorado neste 4 de outubro

A data foi instaurada no mesmo dia dos festejos de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza

O Dia Mundial dos Animais é celebrado neste 4 de outubro. De acordo com a ONG World Animal Day, a celebração tem como objetivo elevar o status dos animais e, dessa forma, melhorar os padrões de bem estar no mundo. Para a organização, a conscientização pode criar um mundo onde os animais são sempre reconhecidos como seres sensíveis.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A celebração acontece em paralelo com os festejos do Dia de São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais e da natureza. A data foi estabelecida em 8 de maio de 1931, na cidade de Florença, Itália, em decisão conjunta de órgãos de proteção aos animais no Congresso Internacional pela Proteção Animal. Foi a partir de 1978 que a data ganhou maiores proporções. Publicada pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Declaração Universal dos Direitos dos Animais frisa que humanos devem proteger e respeitar os animais.

Todo ano, a organização World Animal Day também realiza o incentivo e divulgação de formas de voluntariado, como assistência veterinária, educação humanitária e ajuda em abrigos. No site da ONG, usuários encontram a Plataforma de Voluntariado, que divulga projetos desenvolvidos no mundo todo e formas em que se pode contribuir para a proteção de animais domésticos e selvagens.

No cenário local, o Governo do Ceará promove a Semana Anual de Proteção Animal. Realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o evento traz o tema “Um Mergulho na Conscientização Sobre a Importância da Vida Aquática''. Programação inclui lives sobre monitoramento e resgate da fauna marinha, visita ao espaço onde está sendo instalado o quarentenário das tartarugas, uma feira com degustação de rações e adoção de pets, entre outros. Ações acontecem até o próximo sábado, 9.

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Dia Mundial dos Animais proteção dos animais Unesco ONG World Animal Day Dia São Francisco Assis

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar