Incêndio em hospital deixa 10 mortos na Macedônia do Norte

O fogo começou na unidade de Covid do centro hospitalar de Tetovo, no momento em que a ex-república iugoslava celebrava o 30º aniversário de sua independência com festividades na capital, Skopje

Dez pessoas morreram na noite desta quarta-feira, 8, em um incêndio provocado por uma explosão numa unidade para pacientes com Covid-19 na Macedônia do Norte, informaram autoridades do país dos Bálcãs.

"Uma tragédia enorme ocorreu na unidade de Covid de Tetovo", anunciou o primeiro-ministro, Zoran Zaev, que seguiu imediatamente para a pequena cidade. "Uma explosão causou um incêndio. O fogo foi apagado, mas muitas vidas foram perdidas", lamentou o chefe de governo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o ministro da Saúde, Venko Filipice, o incidente deixou 10 mortos. O fogo começou na unidade de Covid do centro hospitalar de Tetovo, no momento em que a ex-república iugoslava celebrava o 30º aniversário de sua independência com festividades na capital, Skopje. A causa da explosão é desconhecida.

Combate às chamas 

O incêndio foi notificado por volta das 19h00 GMT aos bombeiros, que o controlaram em 45 minutos. "Removíamos as vítimas enquanto apagávamos as chamas", relatou o subcomandante dos bombeiros de Tetovo, Saso Trajcevski.

Vários feridos foram levados para hospitais da capital. O primeiro-ministro Zaev expressou "profundas condolências aos familiares e amigos das vítimas".

A unidade modular que atende pacientes com Covid foi construída no ano passado no complexo hospitalar de Tetovo, cidade de 52 mil habitantes, muitos dos quais fazem parte da minoria albanesa da Macedônia do Norte.

O país, de 2 milhões de habitantes e com serviços de saúde frágeis, registra um aumento do número de infectados pelo novo coronavírus devido à variante delta, com 30 mortes diárias e 6.100 no total.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

incêndio Macedônia Hospital

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar