Enfermeira alemã é acusada de aplicar mais de 8 mil doses falsas de vacinas contra Covid-19

Grande parte dos moradores prejudicados eram idosos com mais de 70 anos, considerados como grupo de risco

Uma enfermeira é suspeita de aplicar cerca de 8,6 mil doses falsas de vacina contra a Covid-19 em moradores no distrito de Friesland, na Alemanha. Segundo investigações da polícia, a profissional, que não teve o nome divulgado, seria supostamente antivacina e teria injetado solução salina nas pessoas.

O caso foi divulgado na última terça-feira, 10, após a Secretaria de Saúde do estado da Baixa Saxônia, onde Friesland está localizado, enviar um comunicado para as pessoas que tomaram a vacina entre os dias 5 de março e 20 de abril, solicitando o comparecimento às unidades de saúde para que, de fato, sejam imunizadas.

De acordo com o jornal alemão Deutsche Welle, mais de 2.000 habitantes já confirmaram ter recebido a convocação das autoridades locais. Embora a solução salina não seja perigosa, grande parte dos moradores prejudicados eram idosos com mais de 70 anos, considerados como grupo de risco.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em entrevista coletiva, o policial Peter Beer, responsável pela investigação, disse que não ficou clara a intenção da profissional de saúde em trocar o conteúdo do imunizante, mas ressaltou que ela havia feita várias publicações nas redes sociais que demonstravam ceticismo com relação à vacina contra a Covid-19.

De acordo com a emissora de TV pública Norddeutscher Rundfunk, os advogados que defendem a enfermeira negam que tenha alguma motivação política. "A ocorrência em 21 de abril foi um 'incidente único'. Não houve outros dias em que a vacina não tenha sido administrada", disseram em comunicado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina covid-19 enfermeira alemanha saúde coronavírus polícia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar