Foguete de Elon Musk lançará nesta semana lulas ao espaço

Falcon 9 levará lulas e os chamados "ursos d'água" para serem estudados. Entenda por que as pesquisas são essenciais para garantir presença espacial segura no longo prazo

Um foguete Falcon 9 levará 128 filhotes de lulas bobtail e 5.000 tardígrados ao espaço nesta quinta-feira, 3. Trata-se da 22ª missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês).

A SpaceX, empresa de Elon Musk, é a responsável pela missão que lançará as lulas e os tardígrados, além de suprimentos para os astronautas. Os filhotes e os tardígrados (os animais microscópicos mais resistentes do mundo) serão estudados em microgravidade. As informações são do UOL.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os "passageiros" sairão do centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 14h29 desta quinta, 3, e o lançamento contará com transmissão ao vivo no YouTube da SpaceX.

O experimento com as lulas, Understanding of Microgravity on Animal-Microbe Interactions - Umami ("Compreendendo a Microgravidade nas Interações entre Animais e Micróbios", em inglês),  é liderado pela cientista Jamie Foster, professora do departamento de microbiologia e ciência celular da Universidade da Flórida, nos EUA.

As lulas bobtail brilham no escuro porque são colonizadas por um tipo de bactéria bioluminescente. São fáceis de transportar até o espaço, e o sistema imunológico delas é semelhante ao de humanos.

Os pesquisadores buscam investigar como a relação das lulas com os micróbios mudam em microgravidade. Será que continuarão brilhando? “Animais, incluindo humanos, dependem de nossos micróbios para manter um sistema digestivo e imunológico saudável. Não entendemos totalmente como o voo espacial altera essas interações benéficas”, disse Jamie em entrevista à CNN.

Já no caso dos tardígrados, conhecidos como "ursos d'água" e resistentes à aridez do deserto, a dúvida é como ele se adaptarão ao espaço. Quem lidera esse experimento é Thomas Boothby, professor de biologia molecular na Universidade de Wyoming, nos EUA.

Não será a primeira vez dos "ursos d'água" no espaço. Uma nave carregando milhares de tardígrados caiu na Lua em abril de 2019.

"Entender como proteger os astronautas e outros organismos contra o estresse [da microgravidade] será essencial para garantir uma presença espacial segura e produtiva de longo prazo", completa Boothby à CNN.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

LULA IRÁ AO ESPAÇO FOGUETE ELON MUSK MISSÃO ESPACIAL EXPERIMENTO CIENTÍFICO PESQUISAS

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar